A MRV divulgou os dados prévios do 4T20 com os seguintes destaques em relação ao 4T19:
• Queda de 7% no VGV lançado somando R$ 2,128 bilhões no 4T20. Na comparação com o terceiro trimestre, houve avanço de 1,7%;
• A construtora fechou 2020 com R$ 5,98 bilhões em lançamentos, recuo de 12% ante o ano anterior. Segundo a MRV, o volume de lançamentos durante o ano de 2020 ficou abaixo do planejado, por conta dos impactos causados pela pandemia de covid-19;
• As vendas líquidas atingiram R$ 2,061 bilhões no 4T20, crescimento de 49,1% na comparação anual, e de 4,7% na trimestral;
• Em todo 2020, foram R$ 7,517 bilhões em vendas, aumento de 39,1% em relação a 2019;
• No 4T20, foram vendidas 11.199 unidades, número 27,6% maior que em 2019, mas 9% menor que no período imediatamente anterior. No entanto, o preço médio por unidade subiu 16,8% em 12 meses, e 15,1% em três meses, para R$ 184 mil;
• Os distratos chegaram a R$ 175 milhões no 4T20, aumento de 69,9% na comparação com o 4T19;
• No 4T20, a velocidade de vendas (VSO) chegou a 18,6% entre outubro e dezembro do ano passado, ante 12,7% em 2019. O indicador superou a marca de 2018, quando o VSO atingiu 17,5% no último trimestre.
Ontem a ação MRVE3 encerrou cotada a R$ 20,70 com alta de 9,2% no ano.
GUIDE INVESTIMENTOS: MRV (MRVE3) prevê crescimento de dois dígitos em 2021
A plataforma MRV&Co, que detém a incorporadora MRV, a americana AHS, a empresa de locação Luggo e a loteadora Urba, vem projetando um crescimento de dois dígitos em lançamentos e vendas para 2021, após ter obtido recordes nos dois indicadores em 2020.
Seu Valor Geral de Vendas (VGV) lançado cresceu 11,6%, para R$ 7,7 bilhões, enquanto as vendas tiveram expansão de 39,1%, no ano passado, para R$ 7,5 bilhões.
Rafael Menin, copresidente da empresa, disse que a expectativa da companhia é de que a partir de fevereiro, com as campanhas de vacinação tendo começado, a recuperação dos setores, especialmente o de serviços, surpreenda o mercado.
Nos negócios do grupo, são esperadas expansões, principalmente, da AHS e do segmento de média renda, no qual a MRV atua com a marca Sensia.
Impacto: Positivo. Após ter atingido bons números mesmo diante de um cenário adverso, a MRV agora se posiciona de forma positiva aos próximos meses com a chegada de uma vacina.