A Ser obteve a preferência de compra de cinco centros universitários pertencentes a Laureate após desistir das ações judicial e arbitral que movia contra a empresa.
No entanto, a companhia acabou não exercendo o direito de aquisição dos centros universitários IBMR, no Rio, UniRitter e Fadergs; ambos em Porto Alegre (RS), ativos que pertencem à Laureate, cuja operação brasileira foi adquirida pela Ânima por R$ 4,4 bilhões.
Segundo fontes, a Ânima pediu quantia aproximada de R$ 1 bilhão pelos três centros universitários, mas a Ser Educacional ofertou metade dessa quantia. Ainda assim, a Ser tem a preferência de compra desses ativos até 30 dias após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) dar o aval da transação, o que está previsto para ocorrer daqui a cerca de quatro meses.
Ainda de acordo com fontes, a Ser está negociando a compra de outras instituições de ensino com cursos de medicina; localizadas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No total, a companhia tem no radar 30 ativos, entre faculdades de médio porte com ou sem graduação de medicina.
Impacto: Positivo. A Ser tem o direito de preferência sobre os ativos, no entanto, optou por não exercer sua opção de compra. Na nossa visão, a Ânima possui uma série de oportunidades pela frente; após a aquisição da operação da Laureate no Brasil, que a fornece uma série de novos cursos e bases de alunos.