Embora as recomendações de especialistas da saúde e governos tenham sido para que todos ficassem em casa e evitassem grandes aglomerações, muitos brasileiros não resistiram e viajaram para comemorar o Natal e Réveillon.

A procura por viagens no final do ano inclusive superou as expectativas das companhias de turismo. Ainda assim, comparado a 2019, os níveis apresentaram queda.

Segundo a CVC Corp., no final de dezembro, as vendas de viagens no país alcançaram de 70% a 75% do volume de vendas no fim de 2019. Para destinos no exterior, as vendas ficaram entre 5% e 8% dos níveis do último ano.

Leonel Andrade, presidente da cia, afirmou que até 15 de dezembro, todas as passagens para o Natal já haviam sido vendidas.

O executivo ainda adicionou que possui boas expectativas para o setor, e acredita que a chegada de uma vacina pode gerar uma grande explosão das vendas de viagens.

O desempenho das vendas no mês de janeiro não foi divulgado, no entanto, Andrade disse que as viagens já vendidas para janeiro indicam uma continuidade na recuperação do setor, com alta principalmente das passagens vendidas com destino para o Nordeste.

As aéreas também apresentaram fortes avanços; com a Gol informando que operou 5 mil voos durante os feriados de Natal e Réveillon de 2020, transportando cerca de 700 mil pessoas. A Latam Brasil que operou, entre 18 de dezembro e 3 de janeiro, 6.405 voos, o que equivale a cerca de 60% da sua capacidade. Com a taxa de ocupação média foi de 83%. E a Azul operou com 85% de sua capacidade doméstica em dezembro, atendendo 113 destinos.

Impacto: Positivo. O setor de companhias aéreas vem surpreendendo o mercado como um todo nos últimos meses. Para dezembro, já se esperava um pico de demanda, mas as vendas conseguiram superar as expectativas das empresas. Não foram informados dados relacionados ao mês de janeiro, mas foi dito que o ritmo segue similar. Na nossa visão, a chegada de uma vacina deve impulsionar bastante a demanda por voos; especialmente para destinos externos, que ainda está em níveis bastante inferiores aos de 2019.

Publicidade

A estratégia que poucos conhecem

Descubra o atalho para ganhos surpreendentes no mercado financeiro.