Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) é usado para observar as tendências da inflação. Portanto, refere-se a um aumento contínuo e generalizado dos preços em uma economia.

Conhecer e acompanhar os índices econômicos pode ajudar muito na hora de investir.

Para o investidor, tal dado, serve para acompanhar se o rendimento do investimento realmente está em linha com a evolução econômica – em relação ao aumento dos preços dos produtos e serviços do país -. Assim como, para estipular uma rentabilidade mínima necessária para não deixar que o futuro investimentos renda abaixo da inflação, mas sim, que ao menos esteja em linha ou supere o aumento contínuo dos preços.

Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA)

A base de cálculo do indicador é composto pelos rendimentos mensais compreendidos entre 1 (um) e 40 (quarenta) salários mínimos da população que residem nas seguintes regiões urbanas:

Regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e municípios de Goiânia., Campo Grande, Rio Branco, São Luis e Aracaju.

O índice é calculado pelo IBGE, com dados entre o primeiro e o último dia de cada mês de referência, sendo divulgado entre os dias cinco e doze do mês seguinte.

O peso de cada dado que compõe o índice IPCA é atualizado com base nos dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) – realizada a cada 5 (cinco) anos- .

Composição do IPCA:

GRUPO%
Alimentação e Bebidas23,12
Transporte20,54
Habitação 14,62
Saúde e cuidados pessoais 11,09
Despesas pessoais9,94
Vestuário6,67
Comunicação4,96
Artigos de residência4,69
Educação4,37

Conforme a composição, observa-se que os grupos “alimentação e bebida” e “transporte” são o que possuem maior relevância no índice com praticamente 44% do IPCA.

Como o índice é responsável por monitorar a evolução do custo de vida da maioria das famílias brasileiras, sendo um indicador geral de inflação, o Conselho Monetário Nacional (CMN) utiliza o IPCA como o indicador oficial de inflação. Portanto, é a referência para a meta de inflação que deve ser seguida e ajustada pelo Banco Central.

Acompanhar os indicadores econômico e compreender sua importância ajuda a escolher o melhor investimento. Pois um rendimento que esteja valorizando acima da inflação é garantia de que seu dinheiro não perderá poder de compra com o tempo.

Acompanhe o desempenho dos principais índices econômicos, por aqui.