Duas notícias a respeito da vacina contra covid-19. A primeira é da vacina desenvolvida pela AstraZeneca e Oxford que foi aprovada para o uso emergencial no Reino Unido. Com isso, o governo britânico afirmou ter estoque suficiente para vacinar toda a população. A outra, é da vacina chinesa Sinopharm que mostrou eficácia de 79% contra o coronavírus segundo resultados preliminares da fase 3 dos estudos. Esta foi aprovada para uso emergencial na China e nos Emirados Árabes.
Enquanto o Senado americano volta a discutir o aumento do auxílio individual de US$ 600 para US$ 2.000, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, comentou que os pagamentos de U$ 600 começariam a chegar na terça-feira e prosseguiriam ao longo da próxima semana. Na agenda dos EUA, destaque para a divulgação do índice de atividade industrial (ISM – Chicago) para dezembro.
No Brasil, segundo IBGE, a taxa de desemprego do trimestre encerrado em outubro ficou em 14,3% acima dos 13,8% do trimestre até julho, mas abaixo dos 14,6% do terceiro trimestre. Apesar de ser uma pequena redução, foi a primeira queda após subir por nove meses seguidos. O outro indicador divulgado, IGP-M (índice geral de preços de mercado), terminou o ano com alta de 23,14%, o maior patamar desde 2002 (25,31%). No mês de dezembro, o índice ficou em 0,96%, bem abaixo dos 3,28% registrados no mês anterior. Tanto IPA (índice de preços ao produtor amplo) como INCC (índice nacional de custos da construção), ambos componentes do IGP-M, contribuíram para a desaceleração do IGP-M no último mês. Hoje haverá a divulgação do resultado primário do setor público referente a novembro.
Em dia de pouca liquidez, há pouco, o comportamento dos mercados globais era misto. Na Europa, a bolsa de Londres subia 0,24%, enquanto Frankfurt operava em baixa de 0,04%. Nos EUA, os índices futuros subiam, com S&P e Dow Jones futuros operando em altas de 0,40% e 0,35%, respectivamente.
Helena Veronese
Estrategista-chefe da Consulenza, plataforma de investimentos.