Conhecer alguns indicadores macros da economia como PNB, PIB e entre outros permite adquirir uma visão mais abrangente da real situação do país.
O Produto Nacional Bruto, este é o nome que corresponde à sigla PNB, é um indicador que se refere ao valor adicionado por fatores de produção. Portando inclui os rendimentos obtidos pelos cidadãos e empresas no exterior, sem contar com os rendimentos de estrangeiros dentro do país.
O calculo para encontrar o PNB está entre a diferença dos valores enviados e recebidos do exterior, a partir de fatores de produção.
Por outro lado, o PIB (produto interno bruto) é a soma dos bens e serviços finais produzidos em uma determinada região durante um certo período de tempo.
Portanto, o indicador serve para observar a atividade econômica da região e demonstrar se houve crescimento (ou não) da economia em um determinado período.
Os resultados dos cálculos do PIB são divulgados pelo IBGE até 90 dias depois do fechamento do ano ou de um trimestre.
Diferença com relação ao PIB e PNB
Enquanto o PIB representa o somatório de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do país, o PNB corresponde ao somatório de todos os bens e serviços finais produzidos por residentes no país, ou seja, tudo que é produzido por empresas nacionais que atuam no Brasil ou no exterior.