Após o Ibovespa ter semana com leve queda de 0,18%, as corretoras atualizaram as suas carteiras. As ações mais recomendadas, com três indicações entre oito carteiras analisadas, são Via Varejo (VVAR3) e B3 (B3SA3).
Recapitulando
O Ibovespa perdeu o ímpeto comprador nessa semana curta por conta do feriado de Natal, mas o rali de alta ainda segue em evidencia com EUA aprovando o pacote de estímulos e com PIB acima do esperado também vão ditando o ritmo de noticias desse final de ano.
Além disso, os analistas seguem de olho na criação recorde de empregos formais em novembro no Brasil com o saldo do ano passando a ficar positivo.
As Ações da Semana
O BTG Pactual não realizou modificações. A carteira se manteve com BR Distribuidora (BRDT3), CPFL Energia (CPFE3), B3 (B3SA3), Bradesco (BBDC4) e Ômega Geração (OMGE3).
A Mirae Asset realizou uma alteração. Entrou Via Varejo (VVAR3) no lugar de Cosan (CSAN3). O restante da carteira é composto por: Banco do Brasil (BBAS3), Gerdau (GGBR4), Bradesco (BBDC4), Magazine Luiza (MGLU3), Klabin (KLBN11), Usiminas (USIM5), Randon (RAPT4), Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3).
A Ativa Investimentos não mudou a carteira. A composição segue tendo Minerva (BEEF3), Banco BMG (BMGB4), Vivara (VIVA3) e Energisa (ENGI11).
A Terra Investimentos não realizou alterações. A carteira é composta por B3 (B3SA3), Marfrig (MRFG3), Itaúsa (ITSA4), Via Varejo (VVAR3) e Tim Participações (TIMP3).
A MyCAP não trocou ações da carteira. A composição possui Via Varejo (VVAR3), Minerva (BEEF3), EcoRodovias (ECOR3), WEG (WEGE3) e Tim (TIMS3).
A Elite Investimentos realizou três mudanças. Suzano (SUZB3), Alpargatas (ALPA4) e PetroRio (PRIO3) saíram para a entrada de BTG Pactual (BPAC11), Eneva (ENEV3) e Intermédica (GNDI3). Essas se juntam à B3 (B3SA3) e Magazine Luiza (MGLU3).
A Necton trocou duas ações. Minerva (BEEF3) e Magazine Luiza (MGLU3) saíram para a entrada de Natura (NTCO3) e BRF (BRFS3), que se juntam na carteira à Banco ABC (ABCB4), Gerdau (GGBR4) e Linx (LINX3).
A Guide Investimentos manteve sua carteira intacta. Ela é composta por Vale (VALE3), WEG (WEGE3), ETF do S&P 500 (IVVB11),CVC Brasil (CVCB3) e Petrobras (PETR4).
Nós do Acionista ressaltamos que essas carteiras buscam retornos no curto prazo, e são altamente voláteis e especulativas, então esteja atento ao seguir essas recomendações.
O que esperar para a semana
Os analistas acreditam que fatores de influência no mercado financeiro global continuarão sendo a eventual aprovação de um novo programa de estímulo nos EUA, além de notificações sobre o avanço do covid-19 no mundo ou desenvolvimento da vacina.
Os analistas seguem otimistas com o processo de retomada econômica doméstico e internacional, acreditando que o noticiário negativo relacionado a novas variantes do vírus e atrasos com relação ao distribuição das vacinas podem seguir trazendo algumas oscilações relevantes ao mercado nos próximos dias.
Dessa maneira, boa parte das corretoras optou manter no portfólio empresas de setores mais cautelosos para essa semana, visando defender os ganhos anuais de nossa carteira.
Segue a avaliação que a volatilidade deverá se manter elevada nos próximos dias, com o início das vacinações podendo retomar o bom humor para com os ativos de risco.