Investimento anjo acontece quando uma pessoa, com seu capital próprio, investe em um negócio em estágio inicial e com grande potencial de dar certo e gerar lucro. Portanto, para que um investimento anjo aconteça é preciso do que se chama de um investidor anjo, um negócio nascente e de grande potencial e investimentos próprios. Isso significa que os recursos não vêm de terceiros, via fundo de investimento, por exemplo.
O site Anjos do Brasil caracteriza o investimento anjo da seguinte forma:
1. É efetuado por profissionais (empresários, executivos e profissionais liberais) experientes, que agregam valor para o empreendedor com seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamentos além dos recursos financeiros, por isto é conhecido como smart-money.
2. Tem normalmente uma participação minoritária no negócio.
3. Não tem posição executiva na empresa, mas apoiam o empreendedor atuando como um mentor ou conselheiro.
Contar com investimento anjo e ser um investimento anjo é ainda algo crescente no Brasil. Mas uma alternativa que deve estar no seu radar, seja você um investidor ou um empresário.
Aqui mesmo, no Mulheres em Ação, já compartilhamos projetos recentes de duas das mais conhecidas investidoras anjo do Brasil: Cris Arcangeli e Camila Farani. Ambas são apresentadoras do programa Shark Tank Brasil. Aliás, assistir aos episódios e acompanhar a iniciativa dessas duas “anjas” é uma boa maneira de aprender sobre o universo dos investimentos anjo.
Veja um episódio sobre um negócio que nasceu na e com a pandemia.
A possibilidade de contar com uma fonte de investimento como esta, ou mesmo como uma forma de investimento, se mostra especialmente relevante em um ano que deve ficar para história, não só pela pandemia, mas pela resiliência dos empresários brasileiros. Apesar da redução da economia – a previsão é que o Produto Interno Bruto (PIB) cai no mínimo 4% em 2020 -, no segundo trimestre do ano (entre maio e agosto) foram criados 782 mil negócios no Brasil, segundo o Ministério da Economia.
O dado é citado pelo site Contaazul que também traz uma análise interessante sobre 11 negócios que devem estar em alta para investir em 2021. Eles estão ligados a setores de tecnologia, delivery e vida saudável, e são reflexos das mudanças de hábito influenciadas pelo cenário de pandemia.
Fica aqui uma última dica: assistir ao vídeo da conferência realizada pelo site Anjos do Brasil, em razão da Semana Global do Empreendedorismo, em novembro, sobre como conseguir dinheiro para o seu negócio.