A Enel X, que consiste na empresa de soluções energéticas do grupo italiano Enel, deu seu primeiro passo no grande projeto de mobilidade elétrica no Brasil.

A companhia fechou acordo com a Estapar, de estacionamentos, para criar a primeira rede de carregamento de veículos elétricos semi-pública do país.

A parceria prevê a criação de vagas exclusivas para veículos elétricos em pontos “premium” da rede da Estapar, que serão chamadas “Ecovagas”. Estas serão equipadas com carregadores da Enel X, capazes de abastecer 80% da bateria de automóveis elétricos e híbridos “plug-in” em aproximadamente 3 horas.

Numa primeira fase do projeto, serão instaladas 250 estações de recarga em cerca de 100 pontos da rede Estapar; em locais como shopping centers e aeroportos. Receberão o serviço 23 cidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além do Distrito Federal.

A rede começa a ser montada agora em dezembro e deve ser concluída em fevereiro de 2021.

Impacto: Positivo. Aproveitando uma nova tendência do mercado, a Enel X, da Enel, e a Estapar decidiram se unir para promover a primeira rede de carregamento de veículos elétricos semi-pública do país. O projeto deve alavancar grande valor para a companhia; tanto em termos de receita quanto pelo fato de estarem contribuindo para a saúde do meio ambiente.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.