Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), a expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão ondulado somou 362.203 toneladas em outubro de 2020, com crescimento de 8% ante igual mês de 2019. Na comparação com setembro, o crescimento foi de 2,97%. Segundo a ABPO este foi um novo recorde mensal entre os meses de outubro.

No mês de setembro, as vendas de papelão ondulado já haviam subido 15,41% em relação ao mesmo período do ano passado, para 351.193 toneladas, e 1,50% na comparação com agosto deste ano.

No 3T20, houve uma forte aceleração de demanda nacional em setores que foram impactados pela crise do Coronavírus; como por exemplo o de materiais de construção, e alguns mercados de bens duráveis.

A Associação Brasileira de Papelão Ondulado (ABPO registrou crescimento de 10% na expedição de caixas de papelão ondulado no 3T20 em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado acumulado do ano atingiu crescimento de 5% ao final de setembro. No mercado de papelão ondulado, mais de 60% das vendas no Brasil são destinadas ao setor alimentício, como frutas, legumes, proteínas e alimentos industrializados. Adicionalmente, no Brasil as compras efetuadas por meio de canais de e-commerce aceleraram desde o início da pandemia.

As ações listadas na B3 no setor são: Klabin e Irani. No caso da Klabin o negócio de embalagens representou 21% da receita líquida no 3T20.e 19% em termos de volume comercializado.

No caso da Irani, no 3T20, o segmento Embalagem de Papelão Ondulado (PO) representou 57% da receita líquida; o segmento de Papel para Embalagens representou 36% e o segmento Florestal RS e Resinas, 7%. Por sua vez, o mercado doméstico correspondeu a 84% da receita líquida e o mercado externo 16%.

Ambas tiveram bom desempenho operacional no 3T20 mostrando uma recuperação consistente dos negócios, que deve favorecer os resultados dos próximos períodos.

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