A EDP está expandindo seu horizonte de atuação e passando a entrar na indústria de aviação. Fez isso através de um acordo com a Embraer, no qual ambas se empenharão em desenvolver tecnologia de eletrificação aeronáutica.
Este projeto da fabricante de aeronaves ganhou força no ano passado, quando contou com a cooperação da Weg.
Miguel Setas, presidente da EDP, afirmou que o projeto ajuda a companhia a atingir dois de seus objetivos: ser um ator relevante no segmento de mobilidade elétrica e liderar o processo de descarbonização e transição energética.
No futuro, a companhia mira um novo mercado potencial: os veículos aéreos urbanos; que, assim como os carros e ônibus, não escaparão da eletrificação e vão exigir soluções de fornecimento de energia.
A companhia vai financiar pesquisas relacionadas a sistemas de armazenamento e carregamento no projeto da Embraer, através da EDP Smart.
Impacto: Positivo. O acordo com a Embraer possibilitará à EDP atingir dois grandes objetivos: ser um ator relevante no segmento de mobilidade elétrica e liderar o processo de descarbonização e transição energética. Depois deste projeto, a empresa já visa passar a operar com veículos aéreos urbanos.