Modelo de negócio sustentável com grandes oportunidades… 

A Ambipar começou a ter suas ações negociadas em bolsa em julho desse ano. No entanto, ao contrário do que pode ser esperado de uma companhia com o capital recém aberto, a empresa já possui operação extremamente relevante no mercado de gestão ambiental, além de contratos significativos de longo prazo (cinco anos, em média) estabelecidos com grandes corporações, todas privadas.

Em maiores detalhes, a Ambipar atua hoje em 15 países diferentes, garantindo soluções personalizadas e integradas através de duas grandes frentes de negócio: a Ambipar Environment e a Ambipar Response.

Ainda, seu modelo de negócio estimula a prática ESG nas empresas parceiras, algo que o mercado vem cada vez mais, enxergando como importante para compor a estrutura de uma companhia, isso porque a Ambipar atua de ponta a ponta na cadeia ambiental, podendo criar um programa de ações específico para cada caso demandado.

Este business tende a ser cada vez mais procurado pelas companhias, que estão tentando tornar sua operação menos nociva ao meio ambiente, para assim conseguir atuar de forma sustentável no longo prazo.

Através dos princípios da economia circular, a empresa ajuda na redução da utilização de recursos naturais…

Uma das frentes de negócio da Ambipar, a Ambipar Environment, é pioneira em soluções ambientais para seus parceiros localizados dentro do território nacional. O processo ocorre a partir da incorporação de resíduos aos processos produtivos, o que permite a redução do impacto ambiental e custos financeiros, além de um maior engajamento de seus clientes aos fatores ESG (sigla em inglês para Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa).

Uma parte importante do procedimento ocorre com ajuda de uma plataforma de comercialização de resíduos, que consiste em um software online agregado à um marketplace, com parceiros homologados.

A empresa atua no gerenciamento de crise com mais de 150 bases e uma central de atendimento de plantão… 

A outra frente é chamada Ambipar Response, e é através dela que a companhia consegue atender à emergenciais ambientais, químicas e biológicas que podem vir a impactar a saúde, o meio ambiente e o patrimônio.

Para isso, a Ambipar conta com mais de 150 bases de apoio espalhadas pelo mundo, mais de 150 mil pessoas treinadas, equipamentos tecnológicos de qualidade e uma central de atendimento 0800 de plantão 24 horas por dia, durante 365 por ano. Esta área começou seu processo de consolidação em meados de 2017, e desde então vem apresentando um crescimento orgânico, com incremento de margem e alavancagem sempre inferior a 2x.

Tendências do mercado beneficiam o case… 

Após a chegada da pandemia do Covid-19, o forte impacto causado nos setores e o consequente aumento da volatilidade dos mercados, fez com que os investidores passassem a dar mais atenção àquelas companhias que são mais resilientes e conseguem performar bem independente do cenário. Estas características são bastante frequentes em companhias ESG, que possuem, em geral, forte governança corporativa e atuam de forma a minimizar seu impacto negativo no meio ambiente e sociedade.

É o exemplo da Ambipar, que além de possuir um Conselho de Administração composto por um Presidente, dois membros indicados pelos acionistas controladores e dois membros independentes, todos com notória reputação, bem como comitês internos de compliance e auditoria, já ganhou 29 prêmios de sustentabilidade e ainda possui como principal linha de negócio a implementação de fatores ESG em empresas parceiras.

Por isso, além de se destacar por sua operação, mais empresas passarão a demandar seu serviço, visando se adequar também aos parâmetros de sustentabilidade.

Visão positiva para a empresa… 

Além das características citadas acima, que podem garantir à Ambipar um grande aumento da demanda por seus serviços oferecidos no segmento Ambipar Environment, acreditamos que a companhia ainda possua muitos outros diferenciais que podem alavancar valor para o ativo nos próximos anos.

Estes são:

(I) o fato de não existir nenhum player nos Estados Unidos com uma estrutura própria de emergência de resíduo, o que a garante o direito de expandir sua operação e ganhar rápida participação em um novo mercado;

(II) os grandes nomes que já compõem sua rede de clientes, e outros potenciais que podem entrar;

(III) seu modelo de negócio contar com contratos de longo prazo, o que simboliza uma fonte receita estável;

(IV) seu plano de expansão global através da replicação do modelo que já funciona no Brasil; e

(V) sua grande estrutura de bases de apoio, funcionários treinados e equipamentos de alta tecnologia. Diante disso, nossa recomendação para o papel é de compra, com Preço Alvo em R$32,00.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis