A Lojas Americanas divulgou na noite de ontem os seus resultados referentes ao 3T20. Os principais destaques foram:
• Aumento de 31,1% no GMV Consolidado do 3T20, uma aceleração sobre o crescimento do último trimestre. O crescimento acelerado da plataforma digital e a progressiva retomada das atividades normais na plataforma física beneficiaram o resultado do trimestre;
• A geração de caixa do Universo Americanas continua se fortalecendo e no 3T20 geramos R$ 830 milhões;
• Alinhada com o objetivo de se tornar ainda mais relevante no dia a dia dos clientes, aumentando o número de clientes e a frequência de relacionamento, a base de clientes atingiu 45 milhões de clientes ativos (com pelo menos uma compra nos últimos 12 meses), um aumento de 17% em relação aos 38 milhões de clientes ativos no 4T19;
• O crescimento acelerado das iniciativas O2O (online to offline), que atingiram R$ 1,1 bilhão no trimestre, e a Ame, nossa fintech e plataforma mobile de negócios, ajudaram a impulsionar essa tendência. A evolução das iniciativas O2O e das parcerias de crédito que a Ame vem desenvolvendo no marketplace de crédito contribuíram para o fortalecimento do Universo Americanas como uma plataforma ainda mais completa e integrada;
• Na plataforma física, as lojas de rua continuam apresentando sólido desempenho, com crescimento de 7,2% da receita bruta no conceito “mesmas lojas”. As iniciativas O2O seguem em evolução e representaram 15,2% das vendas da plataforma física no 3T20 versus 2,2% no ano anterior; o que reforça a importância das novas formas de interação com as lojas;
• A fintech e plataforma mobile de negócios, Ame, tem se mostrado um poderoso one-stop-app. Oferecendo mais de 55 serviços em um único aplicativo, a Ame revoluciona a forma de lidar com dinheiro e contratar serviços no dia a dia, além de oferecer a comodidade da carteira digital e a segurança do pagamento sem contato;
• Mais de 10,1 mil novos sellers foram conectados à nossa plataforma de marketplace no trimestre, atingindo um total de 79,9 mil sellers. As vendas 3P cresceram 54,7%, representando 60,5% do GMV online. Destacamos o crescimento de novas categorias do marketplace, como Equipamentos Esportivos, Móveis e Design, Brinquedos e Saúde e Beleza.
Impacto: Positivo. A estratégia de crescimento acelerado garantiu sucesso das iniciativas de O2O, integrando o canal online ao offline. Ainda, a companhia teve grande aumento do número de clientes ativos, maior aderência ao Ame Digital e crescimento da receita no meio digital e físico.