Ontem a Bovespa engatou o quarto pregão consecutivo de alta, situação que não acontecia desde o início do mês de julho. As altas não foram exuberantes, mas suficiente para mostrar outubro com valorização acumulada de 7,7% e índice encerrando ontem com alta de 1,36% e índice em 101.917 pontos.
Hoje mercados encerraram com valorizações, exceto a Bolsa de Xangai com perda de 1,04%, Europa começando o dia com boas altas depois de sequência de queda e futuros do mercado americano também em alta. Aqui, apontamos para objetivos em 103 mil e 105 mil pontos, mas não sem volatilidade e muitas incertezas sobre o encaminhamento de medidas pelo governo e votações no Congresso Nacional.
Investidores no mundo voltaram a acreditar na aplicação rápida de vacinas e isso foi confirmado ontem durante o debate pelo presidente Donald Trump dizendo que podem ser aplicadas em semanas. Aliás, sobre o debate, analistas internacionais deram a vitória ontem para Biden, num debate bem mais produtivo que o primeiro, apesar de muito próximo do equilíbrio entre os candidatos. A avaliação é que não muda muito a tendência e isso supostamente daria vitória para Biden. Mas Trump, por exemplo, faz hoje comício na Flórida, área crucial para os candidatos.
No exterior, tivemos a divulgação de indicadores PMI da atividade da indústria e serviços do mês de outubro para diferentes países. Na Alemanha, o índice composto (indústria e serviços) encolheu para 54,5 pontos, e serviços mostrando contração para 48,6 pontos (abaixo dos 50 pontos), mas com a indústria surpreendendo com alta para 58,5 pontos.
Na zona do euro, surpresa também com o índice da indústria subindo para 54,4 pontos, mas o composto mostrando contração para 49,4 pontos. Nos EUA, descobriram interferências de hackers da Rússia, China e Irã nas eleições americanas e o governo promete sanções.
No Reino Unido, o PMI composto caiu para 52,9 pontos, com quedas em serviços e indústria. Lá, as vendas no varejo de setembro cresceram 1,5%, de esperada alta de 0,5%. Contra setembro de 2019 registraram alta de 4,7%. No mercado internacional, o petróleo WTI negociado em NY mostrava alta de 0,39%, com o barril cotado a US$ 40,80. O euro tinha alta para US$ 1,185 e notes americanos de 10 anos com taxa de juros de 0,86%. O ouro e a prata com altas na Comex e commodities agrícolas com comportamento misto na Bolsa de Chicago.
Aqui, o ministério da Infraestrutura diz que as privatizações da Eletrobrás e Correios passarão por votação no Congresso e o CMN (Conselho Monetário) divulga os votos da reunião de ontem hoje por volta de 14 horas. Já os BDRs que começaram a ser negociados no varejo desde ontem na B3 tiveram aumento de volume de 47% sobre a véspera e 31,5 mil negócios.
A agenda do dia é pesada e com capacidade de mexer com os mercados. Porém, a expectativa inicial é de Bovespa em alta pelo quinto pregão, dólar mais fraco e juros em queda.
Alvaro Bandeira
Sócio e economista-chefe do banco digital Modalmais
Fonte: www.modalmais.com.br/blog/falando-de-mercado