Visando impulsionar a indústria de carros elétricos no Brasil, a EDP e Unidas se uniram em prol de viabilizar uma parceria inédita no mercado.
Ambas fizeram um acordo, no qual, a locadora entrará com a compra da frota e disponibilização para locação; enquanto a companhia elétrica proverá a infraestrutura para carregamento e, se preciso, até mesmo um fornecimento dedicado de energia a partir de mini usinas solares.
Nesse mês, iniciará a primeira fase do projeto, onde 100 carros 100% elétricos estão disponíveis para aluguel nos segmentos corporativo e pessoa física, nas cidades de São Paulo, Brasília e Curitiba. Para 2021, a expectativa é que a frota da parceria chegue a 600 carros.
Na parte da infraestrutura, os carregadores serão instalados pela EDP conforme a necessidade dos clientes.
Para pessoa física, uma alternativa é disponibilizá-los nas próprias lojas da Unidas. Já para frotas corporativas, que exigem infraestruturas maiores, a companhia pode até instalar uma pequena usina solar (no local ou remota) para atender a carga necessária.
Impacto: Positivo. O acordo permite com que ambas sejam pioneiras a uma nova frente do setor. Este possibilita o aumento da frota eletrificada no país. Para a Unidas, o aluguel pode ser bastante demandado pelo segmento corporativo, que visa diminuir as emissões de carbono.