A Vale anunciou que seu conselho de administração aprovou a formação pela companhia de uma joint venture na China, com a Ningbo Zhoushan Port, para construir e operar o Projeto West III no Porto de Shulanghu, em Zhoushan, província de Zhejiang. A brasileira deterá 50% do capital e ambas as partes pretendem obter empréstimos de terceiros de até 65%.

Os aportes da mineradora brasileira no projeto poderão ficar entre US$ 109 e US$ 156 milhões.

O projeto deve demorar cerca de 3 anos para ser concluído. Este terá início após obtenção de aprovações de órgão antitruste e outras aprovações regulatórias na China.

A Ningbo é uma subsidiária do Zhejiang Provincial Seaport Investment & Operation Group. É também a operadora dos terminais públicos do Porto de Ningbo Zhoushan.

O Projeto West III consiste na expansão das instalações do Porto de Shulanghu; desenvolvendo um pátio de estocagem e berços de carregamento com capacidade adicional de 20 milhões de toneladas de minério por ano.

De acordo com a Vale, participando deste projeto, a empresa garantirá capacidade portuária total de 40 milhões de toneladas ao ano em Shulanghu.

Impacto: Positivo. O projeto é estratégico à companhia em sua atuação na China e permitirá com que a Vale aumente ainda mais a sua capacidade de estocagem de minério por ano.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte