A partir do último sábado (10/10), a Petrobras aumentou o preço da gasolina em 4% e em 5% o litro do diesel nas refinarias.
De acordo com a estatal, o preço médio da gasolina da Petrobras para as distribuidoras passou a ser R$ 1,82 por litro após o reajuste de sábado. Com isso, a parcela cobrada pela estatal corresponde a cerca de 30% do preço final ao consumidor nos postos.
Já quanto ao diesel, após o reajuste, o preço da Petrobras para as distribuidoras será de R$ 1,76 por litro; que consiste em cerca de 49% do preço final na revenda.
Este é o terceiro aumento feito na gasolina nas últimas três semanas. Para o diesel, o último ajuste nos preços foi uma alta de 3% em 30 de setembro, depois de três cortes seguidos nos preços do combustível no mês passado.
Impacto: Marginalmente Positivo. De acordo com a Petrobras, os reajustes da companhia estão bastante associados ao mercado internacional e à taxa de câmbio. Com o reajuste, preço médio do diesel vendido pela companhia nas refinarias acumula uma queda de 24,3% em 2020; para a gasolina, a redução acumulada no ano é de 5,3%.