A empresa a ser explorada hoje é a M. Dias Branco (MDIA3), presente no mercado alimentício brasileiro há mais de 60 anos. Atualmente, a empresa é líder de mercado nos segmentos de massas e biscoitos.
A M. Dias Branco
A M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos iniciou suas atividades em outubro de 1961, mas desde a década de 40, o idealizador da Companhia, o Sr. Manuel Dias Branco, já explorava, no Estado do Ceará, atividades ligadas à panificação e à fabricação de biscoitos, utilizando técnicas artesanais, tendo criado, em 21 de maio de 1951 a sociedade M. Dias Branco & Cia Ltda. para conduzir esses negócios.
Após mais de sessenta anos de existência, a M. Dias Branco é hoje uma empresa com cobertura nacional, líder de mercado nos segmentos de massas e biscoitos, com processo produtivo verticalizado, marcas fortes, sistema de distribuição com grande penetração no micro e pequeno varejo, flexibilidade de produção, certificações que asseguram a qualidade de processos e produtos, além de uma equipe de executivos experiente e alinhada com os interesses de seus acionistas.
A Companhia está presente no mercado alimentício brasileiro há mais de 60 anos e atua nas linhas de produtos de: biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, bolos, snacks, mistura para bolos e torradas.
As principais estratégias
Expansão da liderança de mercado:
A Companhia está comprometida em expandir e fortalecer sua posição de liderança nos mercados onde atua e em aumentar sua rentabilidade e lucratividade. Para isso, pretende: (i) prosseguir com o processo de fortalecimento de suas marcas, por meio de investimento em marketing na mídia e esforço institucional em pontos de venda; (ii) aumentar sua já significativa base de clientes e, concomitantemente, diversificá-la mediante expansão geográfica, seja por crescimento orgânico, especialmente em áreas onde não tem market share relevante ou por meio de aquisições no Brasil ou exterior; (iii) ampliar as vendas para o mercado de serviços de alimentação fora do lar e transformação de alimentos (food service), tais como restaurantes, hotéis, bares, hospitais, clubes, confeitarias e padarias; (iv) fortalecer sua estrutura de vendas a pequenos comércios visando o crescimento da pulverização da base de clientes e a venda de novos produtos mediante uma identificação com os seus produtos líderes de mercado, por meio, inclusive, da política de remuneração da equipe de vendas pautada no incentivo à venda de produtos de maior valor agregado e os recém-lançados.
Melhoria da eficiência operacional e Controle de Custos:
A Companhia está comprometida em melhorar a eficiência de seus processos e em avançar na sua estratégia de verticalização a fim de agregar maiores margens. Para isso, pretende aumentar sua produtividade mediante: (i) a otimização do uso de sua infraestrutura; (ii) a otimização da flexibilização de sua cadeia produtiva; (iii) a manutenção de um parque industrial moderno com tecnologias de ponta e operações state-of-the-art; (iv) o aumento do fornecimento de farinha de trigo e gordura vegetal para suas unidades industriais produtoras de biscoitos e massas, com o objetivo de atender 100% de sua necessidade; e (v) o aumento da eficiência de sua rede de distribuição no país. Além disso, a Companhia continuará a implementar controles de custos cada vez mais rígidos e modernos, visando aumentar sua lucratividade, inclusive pelo fortalecimento de programas voltados à otimização do consumo de energia e do tempo de estocagem de insumos pelo uso ainda mais intenso das ferramentas de planejamento de compras e produção.
Desenvolvimento e lançamento de novos produtos e produtos complementares às linhas existentes:
A Companhia pretende continuar focando suas atividades no desenvolvimento, produção e marketing de produtos com maior valor agregado, tais como novas linhas ou linhas complementares de produtos voltadas para áreas de mercados onde já atua. A Companhia também está atenta a oportunidades de entrar em novas linhas de produtos do setor de alimentos que apresentem sinergias com os que a mesma já atua.
Manutenção da Política de Dividendos:
A Companhia pretende manter, sempre que possível e sem afetar a sua qualidade operacional e estratégica, sua política de distribuição de dividendos dos últimos anos, que foi consistentemente acima do mínimo exigido pelas normas aplicáveis à M. Dias Branco.
As Vantagens Competitivas
Liderança nos mercados de biscoitos e de massas no Brasil e posição relevante no mercado nacional de farinha de trigo;
Alto nível de integração do processo produtivo;
Portfólio de marcas fortes com abrangência nacional e distribuição pulverizada;
Moderno parque de produção, com plantas estrategicamente localizadas;
Solidez financeira e forte geração de caixa para sustentar estratégia de crescimento;
Linhas de produção predominantemente localizadas em regiões de incentivo fiscal;
Equipe experiente de administradores e quadro qualificado de colaboradores.
Os principais riscos
A Companhia está sujeita a reclamações de consumidores e a recall de produtos, o que poderia afetar negativamente sua imagem, bem como ter um impacto adverso relevante em seus custos, negócios e resultados;
Mudanças nas preferências do consumidor podem afetar a demanda por produtos da Companhia;
A precificação inadequada dos produtos pode afetar de forma adversa os resultados e o market share da Companhia;
A estratégia de crescimento da Companhia por meio de aquisições pode ter efeito adverso para a Companhia;
A Companhia pode não pagar dividendos aos titulares de ações de sua emissão;
Falhas na tecnologia da informação poderiam prejudicar as operações da Companhia.
Os Principais Números
P/L | P/VPA | Margem Líquida | Dividend Yield (12m) | ROE | Dívida Líquida /EBITDA |
18,65 | 2,06 | 10,18% | 0,66% | 11,05% | 0,42 |
Não se assuste, vamos explicar os indicadores para você:
Preço/Lucro é o múltiplo que indica o número de anos que o investidor receberia de volta o capital investido, considerando que os lucros se mantivessem constantes;
Preço/Valor Patrimonial por Ação indica quantas vezes o mercado está pagando pelo Patrimônio Líquido da empresa;
Margem Líquida indica o quanto a empresa teve de lucro sobre sua Receita Líquida.
Dividend Yield indica quanto a empresa pagou de dividendos em relação ao preço atual nos últimos 12 meses.
ROE é a Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido, ou seja, quanto de lucro a empresa teve em relação a seu patrimônio.
Dívida Líquida/EBITDA é quanto tempo levaria para pagar a dívida líquida da empresa (Bruta – Caixa) considerando o EBITDA atual. Normalmente, esse indicador é saudável quando ele é menor que 3.
Como você pode perceber, os indicadores da M. Dias Branco mostram uma companhia que não é uma barganha, mas que também apresenta um balanço sólido, com pouca dívida e bom ROE.
Então, compro M. Dias Branco?
Isso é você quem tem que decidir, mas obviamente estamos aqui para te ajudar.
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Fonte: RI da Companhia
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