Bottom line:
- Os dados de Payroll vieram praticamente em linha com o esperado pelo mercado, mas marcado por uma composição das vagas criadas pior do que o antecipado. No geral, o dado traz notícias positivas em relação ao mercado de trabalho dos EUA.
- A recuperação não foi afetada pelo surto de COVID no sunbelt. Por outro lado, teremos de monitorar as contratações no setor público que devem sofrer redução uma vez o efeito temporário do censo tenha passado.
Comentário:
Os dados de Payroll vieram praticamente em linha com o esperado pelo mercado, mas marcado por uma composição das vagas criadas pior do que o antecipado. No geral, o dado traz notícias positivas em relação ao mercado de trabalho dos EUA.
- Payroll agosto: 1371k (esperado: 1350k; anterior: 1763k revisto para 1734k)
- Private Payroll agosto: 1027(esperado: 1325; anterior: 1462k revisto para 1481k)
- Desemprego: 8.4% (esperado: 9.8%; anterior: 10.2%)
- Average Hourly Earnings Ago. (MoM): 0.4% (esperado: 0.0%; anterior: 0.2% rev. p/ 0.1%)
- Average Hourly Earnings Ago. (YoY): 4.7% (esperado: 4.5%; anterior: 4.8% rev. p/ 4.7%)
Ressalva necessária: seguimos em nível (muito) abaixo do verificado antes do começo da pandemia, obviamente.
Em termos de composição do mercado de trabalho, o impacto das contratações para o censo foi significativo e o setor público contribuiu com 344k para o headline. Por dentro do setor privado, destaca-se especificamente a parte de serviços, contribuindo com 984k para o headline. Todos os grandes grupos de serviços contribuíram positivamente, com destaque para retail tarde(+249k). Ou seja, seguimos na descompressão vista por conta da pandemia.
Para salários, o averagege houtly earnings mostra forte avanço de 0.4% no mês. Tanto serviços como manufaturas contribuíram positivamente.
A composição do índice também sofre impacto da reabertura e vemos forte avanço de salários em retail trade, compensando parte da queda observada em maio e junho (%MoM), ao mesmo tempo em que o %YoY volta a avançar, mas ainda permanece abaixo do que prevalecia na abertura do segundo trimestre. Outro avanço significativo foi em financial services, grupo que tem apresentado forte volatilidade de salários na variação mensal ao longo do tempo.
A surpresa no dado é referente a queda na taxa de desemprego, que volta para os single digits em 8.4%, apresentando retração mais rápida do que o antecipado. Outra surpresa positiva é em average weekly hours que subiu de 34.5 para 34.6.
Em suma, o dado traz informações relevantes e positivas para a recuperação do mercado de trabalho nos EUA. A recuperação não foi afetada pelo surto de COVID no sunbelt. Por outro lado, teremos de monitorar as contratações no setor público que devem sofrer redução uma vez o efeito temporário do censo tenha passado.
Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog