Nubank, Banco Inter e Original não terão trégua
Por: Fabrizio Gueratto
O banco digital Next, do Bradesco, está fechando um acordo com a Disney e irá lançar o NextJoy, uma conta digital gratuita focada no público infantil, para crianças entre 0 e 17 anos.
Este mercado representa 54 milhões de pessoas. É a primeira iniciativa do gênero em toda a América Latina e um importante passo para a educação financeira do Brasil.
Toda vez que vejo uma notícia nova, tento entender o que está por trás dela e qual o seu real impacto.
É importante entender que, enquanto o Nubank possui quase 30 milhões de usuários da NuConta, o Next ainda se aproxima de R$ 3 milhões de clientes. Isso mostra uma reação.
Revolução na educação financeira infantil
O NextJoy é o primeiro projeto realmente grandioso e arquitetado com uma grande marca focado em pessoas abaixo dos 18 anos.
A primeira coisa que precisamos analisar é a importância disso para a educação financeira do país.
Hoje, com 2 anos de idade, uma criança já sabe mexer em um smarthphone ou tablet.
Entretanto, a maior parte do tempo ela está vendo desenhos animados, o que não tem problema algum, afinal o desenvolvimento da parte lúdica faz parte também do desenvolvimento da criatividade, algo que nenhum robô jamais substituirá.
Porém, se a criança já está conectada desde muito nova, é razoável que parte deste tempo seja usado para aprender a lidar com o dinheiro.
É a famosa mesada que agora estará em um aplicativo. Isso vai estimular o desenvolvimento dela em relação a finanças.
Além disso, como obrigatoriamente precisa ser vinculada a conta dos pais, o Bradesco dá uma grande tacada para manter os clientes mais velhos, detentores de patrimônio dentro do banco.
Influenciadores
Influenciador não é apenas aquela pessoa que possui um canal no YouTube ou Instagram.
Influenciador é todo aquele que influencia outra pessoa. Imagina uma criança na cantina da escola, abrindo seu app no celular e pagando sua conta com a ajuda do Rei Leão ou da Frozen.
Será que a criança ao lado não vai se interessar e pedir para os seus pais o que viu o dispositivo na coleguinha?
Se isso virar uma moda, pode se espalhar rapidamente. Quando estamos formando a nossa personalidade, temos uma necessidade maior de pertencermos a um grupo, a termos o que os outros tem.
Eu era assim. Na minha geração meninos e meninas se vestiam quase todos iguais, com as mesmas marcas.
O NextJoy pode sim ser a ferramenta de pagamento e mesada que as crianças usarão, principalmente por ter uma marca benchmark do entretenimento global, como a Disney.
- Saiba como funcionará o NextJoy aqui.
Bancos Digitais X Grandes Bancos
Existe hoje uma dúvida se os bancos digitais podem impactar significativamente os grandes bancos.
Em primeiro lugar, os bancos digitais ainda precisam resolver o problema de pequeno lucro gerado ou até mesmo do prejuízo.
Em 2020 ou no máximo em 2021, o Nubank vai solucionar esta equação. O Banco Inter, por exemplo, não conseguiu apresentar crescimento constante e considerável em suas receitas, mesmo crescendo fortemente a sua base de clientes.
Acreditar que o Itaú, Santander e Bradesco assistirão sentados os bancos digitais ganharem mercado e não farão nada é uma utopia.
Hoje, a maioria das análises são baseadas na revolução das contas digitais, mas sempre levando em conta que os grandes bancos estão parados.
Isso não é verdade. Sem dúvida alguma a velocidade de mudança é muito diferente, mas a parceria com a Disney é uma prova que ainda teremos um grande embate por mercado nos próximos anos.
Que bom. Quem ganha somos nós, usuários!