Entre os principais destaques:
• Após o período de redução intencional das vendas, ao final de março, para as devidas adaptações na operação e, com isso, garantir a saúde e segurança dos colaboradores, iniciou-se um intenso processo de aceleração dos canais digitais, que, atualmente, crescem mais de 200% e representaram 36% das vendas do 2T20;
• Adicionalmente, foram implementadas diversas melhorias na experiência de compras dos clientes, trazendo mais autonomia; como a solicitação de troca e devolução diretamente pela plataforma, flexibilidade, com a aceitação de novos meios de pagamento, bem como na usabilidade.
Todas estas melhorias têm se refletido em aumento importante no fluxo, na representatividade do app e no número de novos clientes:
• Fluxo: Aumento de 95% no 2T20 e mais de 190% em julho, sendo aproximadamente metade disso pelo aplicativo;
• Novos clientes: Crescimento de 251% no 2T20 e 337% em julho, sendo já mais de 75% da base total e mais de 50% das vendas;
• Clientes ativos: Quase dobrou em julho versus dezembro de 2019;
• App: Downloads 259% maiores no 2T20 e 304% em julho, com participação em cerca de metade das vendas digitais;
• Vendas digitais cresceram 121,8% vs. 2T19, com SSS diminuindo 74,1%, impacto do fechamento temporário de 100% das lojas físicas em março. A reabertura gradual a partir de 24 de abril, mostrou evolução mensal na performance e níveis próximos do ano anterior nas últimas semanas. Crescimento acelerado das vendas digitais, representando 36% das vendas;
• Ebitda de varejo totalizou R$ 455,3 milhões, crescimento de 32,1% a/a. Reconhecimento de R$ 735,4 MM referentes ao êxito em ação judicial de exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins (ex-crédito fiscal: –R$ 280,2 MM);
• Lucro Líquido de R$ 818,1 milhões, crescimento de 254,5% a/a, justificado pelo reconhecimento de R$ 1,0 bilhão, referente ao crédito fiscal já mencionado, redução do EBITDA de varejo (ex-crédito), impactado pelas menores vendas e menor Resultado de Produtos Financeiros.
Impacto: Positivo. A Lojas Renner reportou fortes resultados, com aumento de 254% no lucro líquido. O avanço foi permitido pelo reconhecimento de R$ 1 bilhão referente ao crédito fiscal e grande redução das despesas operacionais. A loja conseguiu adiantar muitos lançamentos previstos quanto ao seu processo de transformação digital, conseguindo grande aderência de seus clientes.