Com toda certeza você já ouviu falar sobre Day Trade. Principalmente se você gosta de investir ou se interessa bastante pela Bolsa de Valores. Se você tem curiosidade em entender o que é Day Trade, esse é o artigo certo para você! Aqui vamos tirar as principais dúvidas de quem deseja se tornar um Day Trader.
O Day Trade é uma das estratégias com maior potencial de retorno no mercado de ações. Porém é preciso ser bastante criterioso sobre os ativos antes de comprá-los, porque assim como o Day Trade pode gerar muito lucro, ele também pode causar grandes perdas.
Por isso, é importante conhecer o mercado, e para isso peça ajuda a consultores e faça cursos de investimentos. Começar essa empreitada com pouco ou nenhum conhecimento sobre a Bolsa de Valores não é recomendado por nenhum especialista. Para ser um Day Trader é preciso estudar bastante.
O que é Day Trade?
Day Trade é uma estratégia de operação de nível avançado bastante usada por investidores mais experientes pelo seu grande potencial de retorno no curto prazo. Basicamente, o Day Trade consiste em achar bons ativos para comprar e vender no mesmo dia. I
Isso pode ser extremamente vantajoso quando compramos um ativo em baixa e o vendemos horas depois em alta. E desse tipo de transação que vem o lucro dos Day Traders.
Para se dar bem com esse tipo de estratégia na Bolsa de Valores, o investidor precisa ter experiência e conhecimento de mercado. Tanto é que até pouco tempo atrás, apenas profissionais ligados a corretoras de valores eram Day Traders.
Com o crescimento da busca pelo mercado de ações por parte de pessoas físicas comuns, hoje em dia já é bastante comum encontrar Day Traders independentes operando no mercado de ações.
Como funciona o Day Trade?
Como já falamos acima, a estratégia do Day Trade é bem simples de entender. Na prática, sempre que você comprar e vender ações no mesmo dia, zerando posição, você está pondo essa estratégia em prática.
Durante todo o dia, ocorrem oscilações no mercado de ações. A qualquer momento uma ação pode subir ou descer. O Day Trader é o profissional que por meio de metodologias de análise acompanha diariamente esse mercado para fazer a compra dos ativos com tendência de alta, que são aqueles que podem render bons lucros.
Se você acompanha um ativo e compra ações às 9 horas por R$ 50 e esse ativo sobe na parte da tarde e você vende as ações às 15 horas por R$ 55, você realizou uma operação Day Trade. Por terem alavancagem e exigirem muita atenção por parte dos investidores, existem metodologias para a implementação de uma estratégia de Day Trade, saiba mais abaixo:
Análise Técnica
A análise técnica consiste em estudar as oscilações de preços de um ativo nos últimos dias, semanas ou meses. Assim, essa metodologia se utiliza de números, de gráficos e indicadores técnicos para tentar prever os movimentos futuros.
Ao aplicar essa metodologia, o Day Trader diminui os riscos de suas operações. É claro que as previsões podem não se confirmar, mas fica muito mais fácil encontrar ativos com tendência de alta.
Tape Reading (Análise de Fluxo)
O Tape Reading, também conhecido como Análise de Fluxo, é uma metodologia que foca em observar as ofertas e as movimentações dos grandes players. Para aplicar essa técnica, os traders usam ferramentas como o Livro de Ofertas, o Times and Trades e o Volume at Price.
Todas as ferramentas auxiliam a entender as movimentações do mercado para identificar ativos em baixa com tendência de alta.
Como é a tributação no Day Trade?
Cada operação no mercado de ações tem um custo. Seja na compra ou na venda de ativos, não há como fugir da corretagem. Por isso, é recomendado que o investidor comece com um valor inicial que seja substancial para cobrir estes custos.
A meta de ganho em cada operação deve girar em torno de 1%. No final de cada mês, o lucro líquido total é apurado e 20% é retido para o Imposto de Renda (IR). O valor do IR é recolhido por meio da DARF (Documento de Arrecadação Federal). Também há uma cobrança de ISS (Imposto sobre Serviços), em cima da taxa de corretagem, que varia de estado para estado.
Quais são as principais vantagens e desvantagens do Day Trade?
Assim como toda operação de investimentos, o Day Trade possui suas vantagens e suas desvantagens. Veremos abaixo quais são os princípios benefícios e os principais fatores prejudiciais para os investidores que se tornam Day Traders, confira:
Vantagens
- Menor exposição aos riscos do mercado de ações
- Explorar janelas de oportunidade que são impossíveis em operações com durações maiores
- Possibilidade de alavancagem, o que permite investir até 10 vezes o capital alocado, sem pagar nada por isso.
Desvantagens
- Pode gerar perdas enormes de dinheiro, caso o trader não possui experiência ou autocontrole.
- Gera a necessidade de viver acompanhando o mercado de ações para se fazer bons investimentos.