A empresa a ser explorada hoje é a Magazine Luiza (MGLU3), que se destacou pela valorização explosiva apresentada desde 2016.

A Empresa e Evolução dos Negócios

Criado na década de 50, em Franca, no interior de São Paulo, o Magazine Luiza tornou-se uma companhia orientada por ciclos de desenvolvimento. O Magalu já viveu o ciclo da expansão pelo interior do Brasil, o ciclo da entrada no mercado de São Paulo e de consolidação como umas das grandes varejistas brasileiras, o ciclo da busca por escala e abrangência regional via aquisições, o ciclo da transformação digital. Todos eles foram concluídos. A partir de 2019, iniciou-se um novo momento – o posicionamento do Magalu como uma plataforma digital de varejo, um ecossistema que contribui para que milhares de outros negócios ingressem no universo das transações virtuais.

Cinco pilares sustentam este novo ciclo de negócios do Magalu — crescimento exponencial, entrega mais rápida, superapp, oferta de novas categorias de produtos, principalmente por meio do marketplace, e o Magalu ao seu Serviço (ou Magalu as a Service). O desafio dos mais de 35.000 colaboradores da empresa é fortalecer esses pilares para que o ecossistema digital funcione de forma plena. Assim como das empresas parceiras: Netshoes, Zattini, LogBee, Época Cosméticos, Estante Virtual, Consórcio Magalu, entre outras.

As Estratégias da Companhia

Novo ciclo da transformação digital. A principal estratégia da Companhia para os próximos cinco anos é a transformação digital. O objetivo é transformar o Magazine Luiza, passando de uma empresa de varejo tradicional com uma forte plataforma digital, para uma empresa digital, com pontos físicos e calor humano. Os cinco pilares desse ciclo são:

Inclusão digital – Trazer ao acesso de muitos o que é privilégio de poucos, por meio de produtos conectados. Convidar e ensinar o consumidor a se digitalizar. Os vendedores atuam como agentes desta mudança, oferecendo orientações para os clientes utilizarem melhor seus produtos de tecnologia inteligente. A baixa penetração desses produtos de tecnologia no mercado oferece uma oportunidade para nos tornarmos uma referência nessas categorias. Outro vetor importante para a inclusão digital é que a população está cada vez mais conectada (atualmente 50% dos brasileiros já possuem acesso às redes sociais).

Digitalização das lojas físicas – Revolucionar a experiência de compra nas lojas é a melhor maneira de perpetuar a importância do contato físico, portanto reduzir a fricção no processo de venda é mandatório. Com a implementação dos projetos do Mobile Vendas, Mobile Montador e Mobile Estoquista, o Magazine Luiza espera ganhar em produtividade e a equipe de loja em autonomia e aumento do volume de vendas, enquanto o cliente ganha tempo e uma experiência mais agradável no processo de compra.

Mobile Vendas: Em 2015, 180 lojas foram habilitadas e treinadas para efetuarem vendas utilizando smartphones. Em 2016, esperamos implementar esse sistema em todas as lojas convencionais, proporcionando uma experiência de compra mais rápida e amigável para os nossos clientes. O Magalu também vai estar disponibilizando nas lojas acesso gratuito à internet sem fio (wi-fi), contribuindo cada vez mais para a inclusão digital dos clientes.

Mobile Montador: O serviço de montagem também passou por este processo de digitalização. Com o projeto, as rotas de montagem de móveis ficaram mais rápidas. A ferramenta também elimina atividades administrativas nas centrais de montagem, que podem focar cada vez mais na excelência do atendimento ao cliente.

Mobile Estoquista: Outro projeto que visa aumento de produtividade e ganho de eficiência é o Mobile Estoquista. O projeto visa, principalmente, melhorar a jornada de compra do cliente, reduzindo o tempo de espera dentro das lojas para retirar seu produto comprado.

Multicanalidade – Em 2015, o Magalu aumentou o sortimento e a malha de distribuição multicanal. Isso significa colocar à disposição das lojas físicas todo o sortimento disponível no e-commerce, e que mais da metade das vendas online da Companhia já são distribuídas pelo CD mais próximo do cliente (Entrega Multicanal). Durante o ano de 2015 foram consolidadas as malhas de distribuição, fortalecendo desta forma nossa estratégia de entrega multicanal, onde os veículos responsáveis pelo transporte são compartilhados para entrega de produtos comprados em lojas físicas e/ou para compras realizadas em seu site. Esta otimização trouxe uma redução de custos de frete adicional para a Companhia.

Transformar o site em uma plataforma digital – Esta transformação consiste em passar a vender produtos de outros varejistas, distribuidores ou até mesmo de canais de venda direta de indústrias no modelo marketplace. Esta estratégia tem o potencial de aumentar o mix de produtos vendidos em até 10x ao longo dos próximos anos.

Cultura Digital – A cultura da Companhia sempre valorizou velocidade, inovação e pessoas em primeiro lugar. Cada vez mais há o incentivo para os colaboradores se digitalizarem e usarem as redes sociais e os aplicativos para se comunicarem com os clientes e lojas.

Todas as ações da Companhia estão voltadas para liderar as novas tendências deste universo cada vez mais digital. O Magalu segue confiante na sua capacidade de crescer, ganhar participação de mercado e melhorar a nossa eficiência operacional. A empresa continuará investindo em projetos estratégicos que fazem parte de sua transformação digital, e que deverão melhorar o modelo de negócios e aumentar a rentabilidade.

As Vantagens Competitivas

O Magalu acredita na multicanalidade como meio fundamental de atingir a liderança em todos os seus mercados de atuação. Ela representa uma vantagem competitiva no setor e posiciona-os de forma diferenciada ao focar no desenvolvimento de cada canal como parte de uma estratégia de interação completa e de relacionamento único com os clientes.

O modelo beneficia os clientes e agiliza as operações por diversos canais de vendas. A estratégia multicanal consiste em:

Oferecer aos clientes uma plataforma de vendas por seis formatos distintos – lojas físicas, lojas virtuais, televendas, plataforma e-commerce, magazinevocê e vendas corporativas;

Disponibilizar os produtos em todo o território nacional, inclusive nos estados onde a Companhia não tem presença física;

Facilitar a compra de produtos, quando e como os clientes desejarem;

Ampliar o portfólio, com a integração dos canais e o compartilhamento do mix de produtos;

Fidelizar os clientes;

Utilizar ferramentas de marketing unificadas;

Reduzir despesas fixas, principalmente administrativas, de marketing e de logística.

Além disso, a empresa também conta com um grande know how digital, eficiência logística e grande escala e capilaridade proporcionadas por suas lojas físicas e digitais.

Os Principais Riscos

A pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em razão da disseminação do novo coronavírus (COVID-19), impactou e pode continuar impactando as operações, canais de venda e fluxos de caixa. A extensão e gravidade de tais efeitos nos negócios dependem de eventos futuros altamente imprevisíveis.

Se a companhia falhar em implementar totalmente a estratégia de crescimento e transformação digital, suas operações poderão ser adversamente afetadas.

A perda de membros da alta administração e/ou a incapacidade de atrair e manter diretores qualificados podem causar um efeito adverso sobre as atividades, situação financeira e resultados operacionais.

Possibilidade de serem responsabilizados pela inadimplência e comercialização de produtos inadequados por parte de vendedores parceiros cadastrados em sua plataforma de marketplace, podendo causar danos à imagem, marcas e aos resultados financeiros.

Os Principais Números

P/LP/VPAMargem BrutaMargem LíquidaDividend Yield (12m)ROEDívida Líquida
359,1617,8227,69%1,67%0,25%4,96%Negativa

Não se assuste, vamos explicar os indicadores para você:

Preço/Lucro é o múltiplo que indica o número de anos que o investidor receberia de volta o capital investido, considerando que os lucros se mantivessem constantes;

Preço/Valor Patrimonial por Ação indica quantas vezes o mercado está pagando pelo Patrimônio Líquido da empresa;

Margem Bruta indica o quanto a empresa ganha se descontados somente os custos dos produtos vendidos.

Margem Líquida indica o quanto a empresa teve de lucro sobre sua Receita Líquida.

Dividend Yield indica quanto a empresa pagou de dividendos em relação ao preço atual nos últimos 12 meses.

ROE é a Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido, ou seja, quanto de lucro a empresa teve em relação a seu patrimônio.

Dívida Líquida é igual a Dívida Bruta menos Caixa. No caso da Magazine Luiza, esse indicador está negativo pois a mesma possui mais Caixa do que Dívida Bruta, ou seja, se a empresa quisesse liquidar hoje todas suas dívidas, ela o faria sem problemas.

Então, compro Magazine Luiza?

Isso é você quem tem que decidir, mas obviamente estamos aqui para te ajudar.

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Fonte: RI da Companhia

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