Com recorde histórico de vendas da companhia, o GMV teve um crescimento de 72,2%, R$ 6.714,7 milhões a/a, com 1P forte, crescendo 62% e 3P +79% demonstrando um modelo híbrido de negócios. A penetração do marketplace no GMV foi de 61% no 2T20. No mesmo período o número de novos sellers na plataforma da B2W aumentou significativamente em 167% comparada ao 1T20. Os acessos via app seguem evoluindo alcançando 82% do tráfego no 2T20 vs. 75% em 2T19. Em termos do sortimento, o crescimento foi para 40 milhões de itens.
A expansão da operação de Mercado foi destaque na companhia. A integração do Supermercado Now e o lançamento da Americanas Mercado, permitiu que os clientes comprem sua cesta completa de mercado, incluindo produtos frescos, com uma experiência customizada e entregues no mesmo dia. No 2T20, a categoria foi a maior da Companhia em unidades vendidas e apresentou um crescimento de vendas de 7x vs o 2T19.
Outro importante entrega no trimestre foi a criação do Marketplace Local, que utiliza o conceito de vizinhança para entregar um sortimento cada vez mais completo, conectando mais de 4.000 lojas físicas (Americanas e Sellers), que por meio do modelo de ship from store, entregam os produtos para os clientes em até duas horas, graças aos investimentos no desenvolvimento da malha logística e nível de serviço oferecido através da sua solução própria como a “Ame Flash”. Ao longo do trimestre, foram feitas diversas parcerias para conectar cada vez mais lojistas na plataforma; incluindo Ale Combustíveis, BR Malls, BR Mania, Delivery Center, Multiplan, entre outras, que juntas possuem mais de 20.000 lojas físicas.
A margem bruta expandiu 0,5p.p para 31,3% no 2T20. O EBITDA foi 68% maior a/a para R$ 185 milhões. O prejuízo no trimestre reduziu para R$ 75 milhões de um prejuízo de R$ 108 milhões no 1T20 e prejuízo de R$ 128 milhões no 2T19. A geração de caixa no trimestre foi de R$ 72,4 milhões e reflete a aceleração das iniciativas do marketplace e ganhos de eficiência na operação 1P. No 2T20 mais de 30% dos pedidos foram entregues no mesmo dia, meta é de 50% até 2022. O nível de satisfação do cliente continuou elevado no período (nota de 8,6 no Reclame Aqui). O aumento de capital de R$ 4 bilhões concluído em julho permitirá continuidade na execução do agressivo plano de crescimento incluindo possíveis parcerias e novas
aquisições estratégicas. A agência de classificação de risco de rating “Fitch” atribuiu rating corporativo AAA com perspectiva estável à Companhia no final de julho.
A ação da BTOW3 fechou R$ 122,00 com valorização de 94% em 2020 e valor de mercado de 68 bilhões.