Entre os destaques do resultado:
• O crescimento do GMV do Universo Americanas acelerou sequencialmente. O GMV Total cresceu 24,8%, atingindo R$ 9,0 bilhões no trimestre, sustentado pela alta penetração das vendas online. O GMV Online
representou 74% do GMV total do Universo Americanas. Durante o trimestre, mais de 30% da base de lojas ficou fechada devido à evolução do COVID-19 no Brasil. Essas lojas representam 44% da nossa área de vendas;
• O Universo Americanas totalizou 43 milhões de clientes ativos, com compras nos últimos doze meses. Isso representou um aumento de 5 milhões de clientes nos últimos seis meses. Além do crescimento relevante, a sobreposição entre a base de clientes das plataformas digital e física aumentou 50%, passando de 4 milhões em dez/19 para 6 milhões em junho. Ainda visualizamos uma enorme oportunidade de aumentar ainda mais a sobreposição da base de clientes e continuarmos a ser ainda mais relevantes no dia-a-dia dos clientes;
• Mais de 14,4 mil novos sellers foram conectados na plataforma de marketplace, atingindo um total de 69,8 mil sellers;
• As vendas do 3P cresceram 79,4%, representando 61,2% do GMV Online. Durante o trimestre, lançamos o “Marketplace Local”, uma plataforma que conecta varejistas físicos ao O2O. A plataforma permite que os clientes selecionem as lojas mais próximas e recebam a entrega realizada pela Ame Flash em menos de 2 horas. Em menos de dois meses, mais de 4 mil lojas de sellers e da Americanas foram conectadas à rede de crowdshipping;
• As vendas “mesmas lojas” das lojas de rua alcançou +5,8% e das lojas de shopping centers foi de -68,4%. Durante o trimestre, a dinâmica de vendas evoluiu de forma consistente, com uma tendência positiva contínua desde o fraco desempenho no início de abril. Devido ao grande número de lojas fechadas, no trimestre as vendas mesmas lojas (SSS) caíram 26,5%;
• Considerando a área útil de vendas1, as vendas por metro quadrado aumentaram 26,3%. O crescimento robusto da produtividade foi impulsionado por uma estratégia comercial voltada para itens básicos e pelo rápido crescimento das iniciativas O2O. Combinando os canais Click&Collect Now, Ship From Store e WhatsApp Delivery, as vendas de O2O representaram 17,2% das vendas da plataforma física no trimestre;
• O EBITDA consolidado atingiu R$ 741,9 milhões, com Margem EBITDA de 15,9%, queda de 3,0 pp em relação ao 2T19, explicado pela maior penetração nas vendas online (72,3% do GMV no 2T20 vs 53,3% no 2T19).
Isoladamente, as plataformas física e digital expandiram as margens EBITDA no trimestre em 0,7 pp e 0,1 pp, respectivamente, apesar do cenário desafiador imposto pela pandemia do COVID-19;
• O resultado financeiro líquido diminuiu 19,5%, impulsionado pela queda na taxa CDI. Na controladora, a queda de 13,0% foi impulsionada pela retração do CDI parcialmente compensada pelo maior nível de endividamento e pelo aumento no desconto de recebíveis, como resultado de uma política de gestão de caixa mais conservadora devido às turbulências do COVID -19.
Impacto: Positivo. Mesmo com os impactos da pandemia sobre o resultado, a companhia conseguiu aumentar 5 milhões de clientes nos últimos seis meses, além disso, mais de 14,4 mil novos sellers foram conectados na plataforma de marketplace, atingindo um total de 69,8 mil sellers. Ainda, o resultado trouxe a expansão das plataformas física e digital.