Bottom line:
- As vendas no varejo nos EUA apresentaram variação de 1.2% no mês de julho, abaixo do esperado pelo mercado (2.1%), mas com revisão significativa no mês anterior de 7.5% para 8.4%.
- A trajetória da atividade econômica nos EUA seguirá permeada por incerteza (de saúde, atividade e fiscal), sugerindo argumento necessário e suficiente para que o FED mantenha a postura de política monetária expansionista. Esperamos implementação de forward guidance na reunião de setembro.
Comentário:
As vendas no varejo nos EUA apresentaram variação de 1.2% no mês de julho, abaixo do esperado pelo mercado (2.1%), mas com revisão significativa no mês anterior de 7.5% para 8.4%.
O índice de controle variou 1.4% (esperado: 0.8%, anterior revisto de 5.6% para 6.0%). Na variação anual, o índice de controle cresceu impressionantes 8%.
Em termos de nível, o índice apresenta forte recuperação ao longo dos últimos três meses.
Por dentro, nota-se o terceiro mês consecutivo de forte crescimento de eletrônicos (+22.9% no mês), mas que ainda apresentam queda na comparação anual (-2.3%). Estes gastos parecem vinculados ao isolamento social e adoção de home office.
Já gastos de eating & drinking também avançaram pelo terceiro mês consecutivo, ainda que em ritmo menor do que o que prevalecia anteriormente (+5%). Na variação mensal, estes dois setores contribuíram com 0.34% e 0.49% para o índice, respectivamente.
Ainda no campo positivo, destaque para vendas em postos de gasolina contribuíram positivamente com 0.41% na variação do índice.
Por outro lado, vehicles and parts contribuíram com -0.25% para o índice (queda de -1.2% no mês), enquanto building materials representaram outros -0.20% após dois meses de contribuição positiva.
Vemos, portanto, a continuação do forte movimento de retomada do consumo, mas relacionado a fatores vinculados a pandemia. Soma-se ainda a incerteza em relação aos programas de suporte a renda implementados pelo governo (apesar das medidas executivas de Trump na semana passada).
A trajetória da atividade econômica nos EUA seguirá permeada por incerteza (de saúde, atividade e fiscal), sugerindo argumento necessário e suficiente para que o FED mantenha a postura de política monetária expansionista. Esperamos implementação de forward guidance na reunião de setembro.
Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog