Em um momento de instabilidade econômica causada pela pandemia de coronavírus, muitos investidores estão procurando um investimento mais seguro, um deles é o investimento em ouro, mas como investir nesse metal no Brasil? Aqui, vamos mostrar como você pode comprar ouro na bolsa, comprar barras físicas ou recorrer a fundos de investimentos.
Em épocas como esta, quando é muito difícil prever o que irá acontecer no mercado, investidores recorrem ao ouro para proteger o seu patrimônio. Investir no metal é uma forma de diminuir os riscos de investimentos do mercado de ações. Assim, é possível preservar parte do seu patrimônio de possíveis quedas em ativos de risco.
Vale a pena investir em ouro?
O ouro é conhecido por ser um dos investimentos mais seguros do mercado. Como é um ativo físico, que lastreia a reserva monetária das principais economias do mundo, a sua demanda e o seu alto valor são sempre garantidos.
Por isso, principalmente em períodos de crise econômica, quando o mercado está muito instável, investidores fazem investimentos em ouro para proteger a sua carteira das oscilações do mercado de ações.
Comparado ao dólar, outro “porto seguro” dos investimentos, o ouro é uma melhor opção. Isso porque a busca por esse metal é alta e ele praticamente não sofre uma forte desvalorização. Mesmo que a moeda americana seja uma das mais valiosas do mundo, ela pode desvalorizar perante outras moedas.
Além de ser um excelente investimento para tempos de imprevisibilidade, o ouro é um ótimo excelente a longo prazo, porque geralmente se valoriza bastante com o passar dos anos.
Como investir em ouro?
Se interessou? Abaixo vamos lhe mostrar como você pode investir em ouro no Brasil. Existem algumas formas de fazer isso, confira:
Comprar barras físicas
Qualquer investidor brasileiro pode comprar barras de ouro em instituições autorizadas pelo Banco Central e pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Isso era mais comum antigamente, mas ainda há quem compra gramas de ouro e guarde em casa.
Essa é uma opção pouca prática e pouca segura. Isso porque é preciso ir até a instituição financeira para comprar as barras de ouro, e para isso é preciso fazer procedimentos básicos como comprovar renda, fazer o cadastro de dados pessoais, etc.
Além disso, o fato de guardar o ouro é bastante perigoso. E claro, a liquidez é muito menor, o que diminuirá o preço das suas barras, caso você queira vender. Geralmente, é bem difícil encontrar algum investidor que pague o preço de momento do mercado em uma barra de ouro física.
Uma saída para garantir a segurança é procurar algum banco para ter a custódia das barras, mas para isto é preciso pagar algumas taxas e tarifas o que pesa bastante o peso de compra do ouro.
Comprar ouro na Bolsa
Também é possível investir em ouro diretamente na Bolsa de Valores. Nesse formato, é possível negociar o ouro como se ele fosse a ação de uma empresa. Na Bolsa de Valores brasileira B3, existem três contratos diferentes para quem deseja comprar ouro, são eles:
- OZ1D – Ouro 250g: lote padrão dos contatos de ouro
- 0Z2D – Ouro 10g – fração do contrato padrão com menor liquidez
- OZ3D – Ouro 0,225g – mais uma fração de contrato padrão de ouro.
O que muda entre os três tipos de contrato é apenas a quantidade de ouro negociada. Isso também diminui o preço para o investimento no metal, tornando o investimento mais acessível a diversos perfis de investidores.
Se preciso, escolha uma corretora de valores para conseguir comprar ouro no home broker. Fora isso, também é possível negociar contratos futuros de ouro, o que é mais recomendado para investidores experientes.
Comprando por meio de Fundos de Investimento
No mercado nacional, também existem os fundos de investimento em ouro. Esses fundos são excelentes e possível uma maior liquidez. Além disso, o aporte inicial para investimento em ouro através dos fundos de investimentos é bem mais baixo, se comparado com as outras opções para investir no metal do mercado.
Essa é uma opção mais prática e acessível aos investidores. Ao investir em ouro por meio destes fundos, os investidores não precisam se preocupar com taxas, tarifas ou custódia do metal. Toda a gestão é feita pelo próprio fundo de investimento. A única taxa cobrada pela gestão do fundo é a taxa de administração.
Por serem uma opção prática e acessível, os fundos de investimento em ouro estão se tornando cada vez mais populares.
Principais vantagens e desvantagens de investir em ouro
Para finalizar, confira abaixo as principais vantagens e desvantagens de investir em ouro no Brasil:
Vantagens
- O ouro é considerado uma reserva de valor, ideal para resguardar patrimônios.
- O preço do ouro costuma subir em tempos de crise
- É excelente para se proteger contra as oscilações do mercado de ações.
Desvantagens
- O preço é volátil
- O preço do ouro cai quando ativos geradores de renda sobem
- A cotação do ouro pode ser afetada por alguns eventos macroeconômicos