A companhia encerrou o 2T20 com lucro líquido consolidado de R$ 44,5 milhões com um crescimento de 53,1% quando comparado ao mesmo período de 2019. O lucro líquido recorrente (excluindo principalmente os ganhos tributários e as despesas relacionadas à Covid-19) no 2T20 foi de R$ 16,0 milhões queda de 75,2%.

No acumulado do 1S20 o resultado líquido foi de R$ 67,8 milhões contra R$ 72,6 milhões no 1S19, queda de 6,5%. Considerando o resultado recorrente, (sem incentivos) a redução foi de 50,5%, passando de R$ 134,6 milhões para R$ 66,6 milhões.

Destaques do 2T20

• Crescimento de 12% na receita da Havaianas Internacional;

• Aumento de 550% nas vendas da Havaianas.com e Havaianas online (DTC+B2B) +205%;

• Mais 5% na receita da Havaianas em maio e 25% em junho;

• Evolução de 11% na receita liquida da Alpargatas em junho (retração de 20% no 2T20);

• Ganho na margem bruta operacional;

• EBITDA de R$ 132 milhões, e margem de 19%;

• Posição financeira líquida positiva de R$ 153 milhões e caixa R$ 2,6 bilhões.

Receita liquida – No 2T20, a receita liquida somou R$ 680,5 milhões, destacando o crescimento de Havaianas Internacional. Outro destaque positivo foi o crescimento de Havaianas no Brasil em junho, impulsionado pelo aumento do volume e pelo Revenue Growth Management (RGM) em praticamente todas as regiões. A redução de volume de Mizuno e Osklen nos meses de abril e maio, bem como a de Havaianas Brasil no mês de abril, ambas em virtude da pandemia, impactaram negativamente a evolução do trimestre vs. 2019.

Houve queda de 16,4% no lucro bruto do 2T20, pelo baixo volume de Vendas e pelos itens não recorrentes; mas a margem bruta cresceu, devido principalmente ao crescimento de Havaianas Internacional e ao RGM Brasil.

O EBITDA do 2T20 foi de R$ 132,2 milhões com destaque para o ganho tributário advindo de mais uma ação de exclusão do ICMS da base de PIS/COFINS e de ação de crédito prêmio de IPI no valor de aproximadamente R$ 100 milhões.

A redução dos negócios pela pandemia resultou numa queda nas despesas com vendas no comparativo trimestral com (4,6%) e as despesas gerais e administrativas caíram 9,6% na mesma base comparativa.

Posição Financeira Líquida – A Alpargatas melhorou sua liquidez captando R$ 1,3 bilhão a título de margem de segurança, ficando com uma posição final de caixa de R$ 2,7 bilhões.

Investimentos – No 2T20, a companhia revisou seus investimentos, direcionando-os para sustentação e expansão digital das operações. Foram desembolsados R$ 29 milhões no total, dos quais R$ 11 milhões foram alocados na sustentação/manutenção das operações e R$ 18 milhões foram direcionados à transformação digital e projetos de ganho de eficiência fabril e de supply chain.

A ação ALPA4 encerrou ontem cotada a R$ 31,24 com queda de 5,8% no ano.

Valor de mercado: R$ 16,8 bilhões.

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