A mineradora fechou acordo com a AGU (Advocacia-Geral da União), para que ocorra o ressarcimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em R$ 129,5 milhões devido às despesas com vítimas do desastre de Brumadinho (MG) em janeiro de 2019.

O pagamento de tal recurso será feito em cota única, através da quitação de três GRUs (Guias de Recolhimento da União) já emitidas pelo INSS e todo o valor será recolhido aos cofres da autarquia federal.

O valor total em questão é equivalente aos gastos de 273 beneficiários entre pensões por morte, aposentadorias por invalidez; auxílios-doença e auxílios-acidente, etc destinados a funcionários da mineradora vítimas do desastre ou a dependentes.

Impacto: Marginalmente positivo. A Vale ainda possui obrigações relacionadas ao desastre de Brumadinho. A conclusão do acordo indica que a companhia vem cumprindo com seu compromisso de tentar ao máximo compensar seus danos. Além disso, o fato de o pagamento ocorrer em parcela única, elimina os riscos inerentes de a companhia não conseguir efetuá-lo por condições internas.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte