As idas às agências bancárias já são menos comuns na vida das pessoas. Por esse motivo, os aplicativos bancários, tanto para computadores quanto para celulares estão cada vez mais objetivos, práticos, fáceis e rápidos. Dessa forma, a tecnologia caminha a nosso favor. Mas para isso é necessário estar atento às siglas e funções de cada uma que vivem nesse mundo virtual. No que diz respeito às transferências bancárias, existem algumas que você precisa saber para realizar suas transações com segurança e conhecimento.

TEV (Transferência Eletrônica de Valores) é a transferência bancária entre contas do mesmo Banco. O valor é creditado em, no máximo 10 minutos, após a operação. Elas podem ser realizadas tanto entre contas correntes como entre poupanças e são gratuitas, se não excederem o limite estipulado pelo banco, para gratuidade do serviço.

A TED (Transferência Eletrônica Disponível) é realizada entre contas de diferentes Bancos. É creditada na conta do beneficiário em poucos minutos, se for realizada até às 17h. Após esse horário, o valor é creditado no dia (útil) seguinte.

O DOC é o Documento de Crédito. Também se trata de uma transferência entre diferentes Bancos, mas está limitado ao valor de R$ 4.999,99. Nesse caso, o valor entra na conta no dia seguinte (útil) se for realizado até às 21h59. Se o valor for transferido às 22h20, por exemplo, só entrará na conta no segundo dia útil depois da transferência.

Existe também a sigla TEI (Transferências Eletrônicas Interbancárias) e é como o DOC: registar transferências entre contas de bancos diferentes. 

Ou seja, as TEVs são transferências realizadas entre diferentes contas de uma mesma instituição financeira. Já o DOC e o TED são utilizados para transferências entre contas de diferentes Bancos.

Para que você realize uma TEV, DOC ou TED basta ter em mãos o número da agência e da conta corrente ou poupança. Não é necessário ter o nome completo, o CPF ou CNPJ, como no caso do TED e DOC.

A Transferência Eletrônica de Valores é um método seguro, rápido e prático de ser realizado. A TEV pode ser efetivada em poucos cliques a partir do computador, do celular ou dos terminais de autoatendimento.

As TEVs também são mais fáceis de serem identificadas do que um depósito na boca do caixa. Isso aumenta a segurança daquele que está enviando o dinheiro.

Caso não se sinta familiarizado com a Internet ou pelos aplicativos do seu Banco, essas transações podem também ser feitas pessoalmente, nos terminais de autoatendimento.

Dicas

Para o cliente que utiliza os aplicativos para computador ou celular, antes mesmo de realizar algumas dessas transações é necessário, em alguns casos e Bancos, cadastrar o favorecido antecipadamente, só assim, terá condições e facilidades de fazer essas transferências, até mesmo por questão de valores.

Quando for realizar qualquer transferência ou até mesmo pagamentos diversos pelos canais que seu Banco lhe oferece, siga as instruções e confira os dados do favorecido, o valor, o tipo de Banco, agência, conta, antes mesmo de colocar sua senha eletrônica ou a do cartão. Isso é muito importante para a segurança de sua operação.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.