Confira os principais aplicativos de serviços lançados durante a pandemia causada pelo novo coronavírus e comece a utilizá-los agora mesmo!
A rápida e larga disseminação do novo coronavírus colocou o mundo em estado de alerta e provocou uma pandemia. Desse modo, a normalidade como conhecemos foi completamente transformada e muitas pessoas já usam a expressão “novo normal” para se referir aos novos hábitos adquiridos durante o período de pandemia. Principalmente pela questão da quarentena e do isolamento social que temos que adotar.
Assim, uma nova forma de viver a vida vem sendo descoberta a cada dia. Essa mudança já pode ser notada nas novas preferências da maior parte da população, principalmente através dos novos aplicativos lançados no mercado e que estão servindo a esse novo estilo de vida. Por exemplo, aplicativos de banco, como cartão Credicard Zero e Nubank, já são grandes sucessos, principalmente em tempos de quarentena e por oferecem vários benefícios para os clientes.
Boa parte das pessoas cumprindo a quarentena estão buscando novas formas de se adaptar ao novo estilo de vida imposto pela chegada do Covid-19. De maneira a confirmar que mais pessoas estão permanecendo em casa, os números de acessos a compras e atividades pela internet e aplicativos mostram um aumento ocorrido nos últimos meses.
Isso significa que, cada vez mais, o mercado online está crescendo e se diferenciando, lançando novidades para atender a essa nova demanda da população. Antigamente, parecia impossível fazer compras de mês, farmácia, presentes, pedir comida de um restaurante tudo através da tela do celular. Hoje, essa é uma realidade para boa parte dos brasileiros.
SUS Coronavírus
De maneira a informar e auxiliar a população sobre os sintomas do novo coronavírus, o Governo Federal lançou um aplicativo voltado especificamente para o momento atual. Apesar de não ser um aplicativo de compras, é importante destacar que essas ferramentas podem ter outras motivações também, pois, estamos todos preocupados com a saúde. Assim, ter facilidade para marcar exames é fundamental nessa época.
O aplicativo SUS Coronavírus foi anunciado dia 29 de fevereiro pelo Ministério da Saúde e está disponível em todas as plataformas. O objetivo principal do app é informar sobre a doença e ajudar em outros aspectos, como:
- Encontrar unidades de saúde próximas a sua residência;
- Conhecer os sintomas e saber identificá-los;
- Dicas de higiene e prevenção,
- Notícias atualizadas sobre a pandemia.
Auxílio emergencial
O aplicativo criado pela Caixa Econômica Federal (CEF) tem por objetivo principal facilitar a vida dos brasileiros que desejam solicitar o auxílio emergencial disponibilizado pelo governo. Para realizar o cadastro é preciso:
- Baixar o aplicativo no seu smartphone;
- Em seguida, faça sua solicitação e confirme que preenche os requisitos para receber o auxílio;
- Forneça seu CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e número de telefone;
- A partir desse ponto, o aplicativo irá solicitar informações sobre seu último salário e quantas pessoas compõem sua família,
- Informe como gostaria de receber o auxílio: através de uma conta já existente na Caixa Econômica ou em outro banco ou em uma conta nova na CEF.
O aplicativo para solicitação via celular está disponível tanto para Android quanto IOS.
Caixa TEM
Após realizar a solicitação do auxílio no aplicativo para o auxílio emergencial, o trabalhador que tiver sido aprovado por meio da poupança social, deverão solicitar o saque no aplicativo Caixa TEM. Através do app também é possível movimentar o saldo de uma conta para outra, por exemplo.
Dados do Bem
Com o objetivo de combater a desinformação e a falta de notícias sobre a real situação do coronavírus no Brasil, a Zoox Smart Data em parceria com a rede D’Or desenvolveu a iniciativa chamada Dados do Bem.
A maneira que os parceiros encontraram de correr atrás de informações de qualidade sobre o avanço da doença foi através da coleta de dados das pessoas pelo celular.
A proposta geral é coletar dados para conhecer melhor a doença e, a partir daí, criar mapas de distribuição do novo coronavírus e identificar a concentração de transmissão e análise da evolução da imunidade na sociedade. O app já está disponível nas lojas virtuais e pode ser baixado em qualquer smartphone.
Ao instalar o aplicativo, o usuário deverá responder algumas perguntas sobre possíveis sintomas, se pertence ou não ao grupo de risco e se trabalha ou não na área da saúde. Caso a resposta seja positiva para a última pergunta e a pessoa apresente sintomas compatíveis com a doença, o algoritmo a encaminha para realização de um teste rápido de graça.
Dessa forma, é possível perceber através dos exemplos acima que muitos dos aplicativos novos que surgiram durante o momento da pandemia são voltados para tentar melhorar a situação que estamos enfrentando. São aplicativos que oferecem serviços capazes de modificar o rumo da quarentena de qualquer um.