• O índice de preços ao consumidor teve variação de 0.26% em junho, marginalmente acima da nossa expectativa (0.25%) e abaixo da expectativa do mercado (0.30%). A variação em doze meses mostra avanço de 2.13% do índice. Esta leitura interrompe a sequência de dois meses com variação negativa.  
  • Por dentro, destaca-se a evolução dos preços administrados, que subiram 0.89%, enquanto os preços livres avançaram somente 0.04%, acima do mês passado (-0.16%), mas notadamente abaixo da média que preponderou ao longo do ano.
  • Por dentro dos preços livres, destaca-se que alimentação segue com avanço sustentado no mês, crescendo 0.45%. Com isso, a variação em doze meses do grupo já chega a 8.98%. Já serviços subjacentes variaram 0.10% (após -0.08% no mês anterior), enquanto em doze meses a variação foi de 2.69%.
  • Já a média dos núcleos (seguindo o novo critério do BC apresentado no último RTI) está em 0.11% ante -0.09% no mês anterior. A difusão saiu de 42.97% para 55.17%.
  • Em suma, temos uma retomada do índice de inflação para o campo positivo, em linha com o esperado. Para a frente, vemos a manutenção de variações positivas no IPCA ao longo do próximo mês.
  • No entanto, as surpresas não demonstram urgência em revisão das projeções de forma significativa para cima, enquanto as medidas subjacentes e de núcleo seguem dando conforto para o Banco Central. No entanto, na medida em que ocorram melhoras na perspectiva econômica, deveremos observar também revisões das expectativas de inflação. 

Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.