Entenda a opinião da Ativa Investimentos sobre trocas realizadas na sua carteira mensal. Dessa forma, a corretora optou por remover Petrobras e Vale.

Ativa remove Petrobras (PETR4)

Os analistas da Ativa optaram por retirar a Petrobras da Carteira, após ela recuperar a maior parte das perdas sofridas após as crises.

Dessa forma, neste ano, as empresas de petróleo enfrentaram duas crises, a primeira com a pandemia da Covid-19 e a segunda derivada das divergências entre membros da OPEP+, que levaram a cotação do petróleo a uma forte baixa.

Portanto, as ações da Petrobras sofreram bastante com estas crises, mas com a retomada das cotações do petróleo e os bons resultados operacionais apresentados no 1T20, elas recuperaram boa parte da queda e perderam parte da atratividade.

Vale (VALE3)

Já com a Vale, a Ativa optou por remover a ação após uma boa alta (18,2%), desde sua inserção na carteira. Assim, a rápida recuperação da economia chinesa permitiu que as siderúrgicas daquele país mantivessem o ritmo das compras de minério de ferro.

Além disso, houve uma redução na produção interna, permitindo que os preços do minério não caíssem nesta crise tão fortemente quanto outras commodities. Vale destacar que 58,0% das vendas de minério e pelotas da Vale no 1T20 foram destinadas para China.

Enfim, os analistas continuam acreditando no potencial de bons resultados da empresa neste ano, mas percebem que a maior parte da valorização da empresa já ocorreu.

A principal referência do mercado financeiro

Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.

Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.

FAÇA PARTE DO NOSSO TELEGRAM

Tempo é dinheiro. Poupamos seu tempo para que você foque no dinheiro.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.