Índice Beta: 12 ações com desempenho próximo à 1,0x

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O Índice Beta é utilizado pelo investidor como uma medida de risco, ele vai indicar quanto o seu portfólio ou sua ação está exposta ao mercado. Basicamente, serve para medir a volatilidade de um ativo ou carteira com relação ao mercado, ou seja, o quanto o ativo acompanha determinado indicador.

Indicador do Índice Beta

Normalmente se usa o indicador Ibovespa para essa avaliação.

Portanto:

  • Beta perto de 1x (um) significa que o ativo acompanha o indicador.
  • Beta perto de -1x (menos um) significa que o ativo anda em direção oposta ao indicador.
  • Beta próximo ao 0 (zero) demonstra que há pouca correlação com o indicador, ou seja, a variação do investimento independe do mercado subir ou cair.

Na hora de usar o Índice Beta para escolher os ativos, considerem sempre incluir outros indicadores para fundamentar sua tese. A finalidade do indicador é mostrar o risco do ativo em relação ao mercado, em outras palavras: qual a correlação que esse ativo tem com determinado indicador.

Aos mais entendidos, ele mede o risco sistêmico. Que é o risco inerente ao mercado como um todo. Também conhecido como risco não diversificável, volatilidade ou risco de mercado, afeta o mercado como um todo. Esse tipo de risco é imprevisível e dificilmente anulável. Ele não pode ser diminuído através de diversificação, somente através de uma alocação estratégica ou alguns tipos de proteção (hedge).

Muitos investidores selecionam empresas com “beta alto” para colocar mais risco na carteira e “beta baixo” em busca de mais segurança.

As alocações estratégicas, geralmente, assumem diferentes equilíbrios na diversificação conforme a disposição ao risco de cada investidor.

Se o investidor quiser ações ou fundos com menores exposições ao mercado deverá buscar betas mais baixos, se quiser aumentar sua exposição às variações do mercado deverá manter ativos ou portfólios com betas mais altos.

Confira o material Equity Map, da Necton, onde é realizado um compilado do Índice Beta das principais empresas do mercado:

Os dados compilados mostram o comportamento das empresas em relação ao mercado dentro de uma janela de 2 (dois) anos. É importante ressaltar que tais dados não representam necessariamente a opinião da Necton sobre compra ou venda.

12 ações com Índice Beta próximo a 1,0x

EmpresaÍndice Beta (2Y)
ITAÚ (ITUB4)1,02x
CCR (CCRO3)1,02x
LOJAS RENNER (LREN3)1,01x
QUALICORP (QUAL3)1,00x
VULCABRAS (VULC3)1,00x
BR PROPERTIES (BRPR3)1,00x
MAGAZINE LUIZA (MGLU3)0,99x
SUL AMÉRICA (SULA11)0,99x
SANEPAR (SAPR11)0,99x
D1000 (DMVF3)0,99x
ITAÚSA (ITSA4)0,99x
B3 (B3SA3)0,98x
Fonte: Equity Map/ Necton

Receba conteúdos diariamente por e-mail

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Receba notícias pelo Telegram

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.