62% dos consumidores estão dispostos a comprar no Dia dos Pais, diz pesquisa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Os consumidores estão mais dispostos a gastar em presentes neste Dia dos Pais do que em comparação a 2020, o que indica uma retomada do varejo com a data. Pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista mostra disposição de 62% contra 47% no ano passado.

 

Mesmo com a alta na intenção de consumo, 69% dos consumidores entrevistados afirmam pretender gastar a mesma quantia ou menos neste ano, em relação a 2020.

 

O ticket médio verificado gira em torno de R$ 137, enquanto que no ano passado era de R$ 173. De acordo com 53%, a previsão de gastar menos é devido à falta de trabalho. Esse fator era apontado por 31% em 2020. A alta nos preços foi a justificativa mencionada por 32% na pesquisa deste ano, contra 46% no ano anterior.

 

Entre os tipos de presente mais procurados, a pesquisa mostra preferência por itens de vestuário e calçados, indicados por 39% deles (45% em 2020), seguidos por acessórios (23% em 2021 e 17% em 2020) e itens de perfumaria e cosméticos (14% em 2021 e 16% em 2020).

 

Para 30% dos consumidores, o preço continua sendo o mais determinante para a escolha do presente. Na pesquisa do ano passado, esse fator havia sido apontado por 34% deles. A necessidade é a segunda variável mais mencionada e vêm ganhando força na influência para a decisão o atendimento oferecido pelas empresas e a qualidade e a marca.

 

Na esteira da flexibilização das medidas sanitárias contra a covid, 63% dos consumidores demonstram maior disposição para realizar as compras presencialmente, contra 49% de 2020. Apenas 37% afirmam que pretendem comprar por e-commerce neste ano, enquanto que em 2020 eram 51%.

 

Na avaliação de Flávio Calife, economista da Boa Vista, a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus ainda reflete no consumo das famílias. “A intenção de gastar menos neste Dia dos Pais muito provavelmente se dá pelo fato de haver um índice alto de desemprego, com redução dos rendimentos e uma incerteza ainda muito grande, além da alta dos preços”, explica.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.


Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

"O Estado de S. Paulo" é o mais antigo dos jornais da cidade de São Paulo ainda em circulação . Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez "A Província de S. Paulo" - seu nome original.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.