Aumente as chances de realizar seus desejos com estes simples passos que podem organizar suas finanças e ajudar a ter mais dinheiro nos próximos meses. A sugestão para colocar em prática é mais fácil do que você imagina.
Nada de metas fantásticas ou milagrosas como muitos fazem para emagrecer ou praticar exercícios que começam entusiasmados e depois dificilmente conseguem manter por muito tempo. O ideal é dividir em etapas menores, buscando uma rotina até que vire um hábito.
A liberdade financeira se alcança com o tempo, de real em real, entre pequenas conquistas. “Ficar rico” não é uma meta, mas sim uma conquista. Começa com um plano, prazo e motivação.
Passos para organizar suas finanças pessoais
Controle suas contas
O primeiro passo é fazer bom uso do seu dinheiro. Uma estratégia muito usada é separar as contas. Sendo uma aquela que você dá uso para o dia a dia, tem suas contas, recebe o salário e tem o cartão de crédito atrelado. E a outra para investimentos, destinando um valor todos os meses para pensar no futuro e quem sabe um dia ser a conta que vai pagar a suas contas.
Mas aqui um detalhe, não inicie nos investimentos sem antes quitar suas dívidas. O ideal é usar o mesmo racional para quitar suas dívidas e depois de vencido este primeiro desafio, mantenha os aportes. Entretanto, ao invés de ser para pagar uma dívida realizada no passado, agora será para cobrir um uso seu no futuro.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Defina metas coerentes
O próximo passo para ter dinheiro que pague os seus sonhos é definir suas metas financeiras. Portanto, construa o hábito investir e reinvestir todos os meses. E se puder fazer um controle de gastos mensais para ajudar a aliviar as contas, suas metas vão se aproximar de você cada vez mais rápido.
Faça uma reserva de emergência
No processo de investimento, faça uma reserva de emergência para se proteger de qualquer contratempo antes de sair investindo em qualquer outra coisa. Essa é uma etapa fundamental antes de realmente começar a investir.
Isto é, comece a mandar o dinheiro mensal para o Tesouro Selic ou o Fundo DI com taxa zero da conta do seu banco. Sem ela, diante de qualquer imprevisto você terá que interromper seu progresso para resolver um problema (como ficar sem emprego inesperadamente, por exemplo).
Comece a investir
Com o dinheiro organizado, você estará pronto para iniciar as suas aplicações em investimentos que podem colocar o seu dinheiro para trabalhar por você. Isso mesmo, ao invés de você trabalhar a vida toda pelo dinheiro, em algum momento precisa conseguir inverter essa lógica. Com investimentos esse conceito é possível.
No começo da sua jornada, o crescimento do seu patrimônio será proveniente dos seus aportes. Contudo, com o passar do tempo, serão os rendimentos aqueles que terão cada vez mais relevância.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Invista com mais conhecimento
Agora que você sabe como ter mais dinheiro você precisa se manter atualizado sobre as oportunidades do dia a dia. Bem como, para algum eventual ajuste ou necessidade de aconselhamento sobre onde realizar os investimentos, para isso o Clube Acionista entra como solução imediata para facilitar o seu processo de decisão.
Pela plataforma, você vai poder enviar suas dúvidas, acompanhar os relatórios de diversos analistas, monitorar as oportunidades e ficar por dentro de tudo o que acontece de mais importante no mercado financeiro.
Ao seguir estas dicas, sua estratégia para a riqueza podem se tornar cada vez mais uma realidade. Se você busca descobri quais são as principais recomendações para investir confira o espaço exclusivo no Clube Acionista. Faça o cadastro gratuito e comece agora a explorar as oportunidades.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.