A leitura é essencial para o desenvolvimento de um pensamento mais crítico. Investidores se deparam diariamente com conteúdos de todas as espécies. Balanços, relatórios e notícias de mercado fazem parte do nosso dia a dia. Independente da estratégia de cada investidor, é fundamental que se consuma bons materiais para tomar decisões mais assertivas e evitar decisões erradas.
Pensando nisso, separamos para você uma lista de livros atemporais e indispensáveis de grandes economistas, investidores e gestores de mercado. Com décadas de estudo e experiência prática, estas personalidades contam um pouco sobre sua trajetória, os cuidados a se tomar e principalmente as vantagens de pensar a longo prazo.
1) O mais importante para o investidor, de Howard Marks, um dos fundadores da Oaktree Capital, uma das grandes assets norte-americanas, detalha algumas lições aprendidas pelo autor ao longo da sua longa trajetória no mercado. Marks trata minuciosamente sobre temas imprescindíveis para a compreensão de como funcionam os movimentos de mercado, a necessidade de visar o longo prazo e as oportunidades dentro dos ciclos.
Um insight excelente trazido pelo autor é a importância de agir contra a correnteza, evitando movimentos de manada. Na visão do autor, o mercado é exagerado, ou seja, em movimentos de alta, cria-se um frenesi e os ativos passam a ser cotados além do seu valor real. O contrário também acontece. Em grandes crises, pode-se encontrar oportunidades incríveis. Assimetrias são naturais dentro do mercado, e aproveitá-las trará ao investidor retornos significativos ao longo dos anos.
Howard escreve muito bem sobre a necessidade de manter a calma em momentos de insanidade do mercado, ser paciente e investigar a fundo as boas oportunidades. Com um conteúdo didático e de fácil interpretação, esta obra é obrigatória para o investidor de Renda Variável aqui e lá fora!
2) Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman, ganhador do Nobel de Economia por seus estudos sobre o comportamento humano, suas heurísticas e vieses. No livro, o autor explora a forma como nosso cérebro reage a determinados estímulos, situações, nos fazendo entender por qual razão tomamos certas decisões.
Kahneman distingue o cérebro em dois sistemas, o primeiro, que atua de forma veloz, automática, como um modelo de associações que fazemos, criado a partir de coisas que reproduzimos com frequência. O segundo sistema é ativado quando o primeiro não consegue “resolver”. Este é mais lento e deliberativo.
A obra é essencial para compreensão de como tomamos uma decisão, e por isso está nessa lista! A Teoria da Perspectiva, amplamente estudada pelo autor, trata sobre os valores distintos que atribuímos a ganhos e perdas. Ou seja, às perdas atribuímos peso muito mais significativo. A descrição dos demais vieses e até mesmo o efeito manada são muito bem examinados. Mais um livro excelente para quem fica ansioso com as oscilações da bolsa!
3) Fora da Curva, livro compilado por Florian Bartunek, Giuliana Napolitano e Pierre Moreau, conta a jornada de vários investidores e gestores brasileiros ao longo das últimas décadas. Escrito por uma série de personagens icônicos do mercado, o livro trata também sobre a fundação de várias casas conhecidas no mercado financeiro brasileiro.
Cada investidor fala sobre seus aprendizados ao longo do caminho e até mesmo os erros cometidos. É interessante descobrir que várias histórias se cruzaram neste período. Muitos grandes gestores trabalharam juntos em grandes instituições no passado e hoje têm suas próprias crenças e formas de tomar decisão no tocante a investimentos.
O livro conta com duas continuações incríveis, com a história de mais gestores e de grandes líderes brasileiros responsáveis pela criação de startups de sucesso, como o QuintoAndar, Ifood, 99, Stone, entre outras. Histórias imperdíveis sobre superação e gestão de risco.
4) Iludidos pelo Acaso: O Papel da Sorte na Vida e nos Mercados, de Nassim Taleb, trata sobre como a sorte, o acaso e a incerteza desempenham papéis significativos na vida das pessoas, particularmente no mercado financeiro. Taleb destaca que muitos investidores podem ter tido sorte ao invés de uma estratégia superior.
O autor discute como as pessoas tendem a subestimar o papel da sorte pura e superestimar o papel da habilidade nos sucessos e fracassos. Isso pode levar a falsas conclusões sobre a própria competência ou a dos outros. É natural que investidores acreditem estar ganhando no curto prazo por algum tipo de qualidade própria, quando na verdade, é possível que só estejam sendo influenciados pela volatilidade a seu favor.
O livro explora a falsa crença de que podemos controlar ou prever eventos complexos e aleatórios. Taleb argumenta que essa ilusão de controle pode levar a decisões arriscadas e possivelmente equivocadas. Pode colocar na sua lista de leituras mais esta obra importantíssima!
5) O jeito Warren Buffett de investir, de Robert Hagstrom, trata sobre as decisões do maior investidor de todos os tempos e sua excelência em encontrar boas empresas a preços descontados. O livro detalha a filosofia de se investir a longo prazo, trazendo para si a vantagem dos juros compostos. A história de Buffett é um alento àqueles que veem no mercado financeiro uma oportunidade de mudar de vida.
Um princípio indispensável na filosofia do investidor é a busca por empresas com margem de segurança. Isso significa comprar ações a um preço significativamente abaixo do seu valor intrínseco estimado, para proteger-se contra erros de análise ou eventos imprevisíveis.
Além disso, Buffett evita investir em setores ou empresas que ele não entende bem. Ele prefere negócios simples, com modelos operacionais claros e previsíveis. Desta forma, ele tem maior probabilidade de estimar os fluxos de receitas futuras.
_____________________________________________________
Gostou da lista? Tem mais algum livro que você acha indispensável? Escreva para a gente!
Quer contar com um assessor exclusivo para ajudá-lo a tomar decisões? Chame a Unifique Invest!
Gabriel Ody Sócio e Assessor – Unifique Invest