Quem investe em bancos estava com aquela ansiedade boa/ruim à espera dos resultados do último trimestre de 2022 do maior banco privado do Brasil, o “xodó” do segmento para muitos e muitos analistas e investidores, o Itaú Unibanco. Nada mais, nada menos, um lucro de R$ 7,7 bilhões foi apresentado pela empresa na última terça-feira (8).
Acabou a expectativa. Não, “péra”.
Os analistas consideraram que os números ficaram um pouco abaixo das estimativas, mas mesmo assim não são fracos e o ITUB4 tem tudo para ter um 2023 digno de dono da coisa toda. Sem falar que a empresa vem se destacando no universo ESG também.
Esses resultados não causaram surpresa aos analistas do BB Investimentos, por exemplo. De acordo com eles, o banco segue apresentando um conjunto de resultados equilibrado, “quando consideramos o contexto de maior seletividade e desaceleração de crescimento de carteira de crédito vivido pelo setor, consequência natural do ambiente de maior aperto monetário”.
Já os analistas da Ativa, que citam um cenário com expectativas cada vez piores para o setor financeiro, entendem que o resultado em linha do Itaú, em conjunto com seu guidance próximo às estimativas do mercado, traz alívio e demonstra a resiliência do banco.