Veja a analise da Ativa para o resultado do 4T21 da Locaweb (LWSA3). Desse modo o analista Sérgio Berruezo que assina o relatório vê receitas robustas, crescimento de segmentos estratégicos e faz recomendação de compra para as ações da companhia.
Veja a análise da Ativa para Locaweb (LWSA3)
De acordo com o relatório da Ativa, a Locaweb divulgou o resultado do 4T21 acima das estimativas de seus analistas em receita, porém com custos e despesas também acima, levando a margens menores do que o estimado.
A receita cresceu 75% YoY, continuando sua expansão robusta, especialmente no Commerce, segmento que cresceu 203% YoY.
Em linha com a estratégia da companhia, o SaaS continuou a ganhar relevância contra o segmento BeOnline, o que é positivo. Assim, o lucro líquido ajustado cresceu 80% YoY.
De negativo, houve crescimento de despesas e custos acima das nossas estimativas, sobretudo em função de despesas relacionadas a aquisições de empresas, levando a margens menores do que o estimado para o trimestre.
Pontos positivos
BeOnline/SaaS:
Na visão do analista da Ativa, o segmento de BeOnline/SaaS atingiu R$104,8 milhões de receita no trimestre, apresentando crescimento de 11% YoY.
O BeOnline/SaaS continuou a demonstrar a mudança gradual no mix de receita dentro do segmento, uma vez que o crescimento dos produtos SaaS é mais acelerado que o crescimento apresentado no segmento de BeOnline.
O SaaS no mix de receita representou 40% no 4T21, contra 38% no 3T21.
Commerce:
Segundo o analista da Ativa, o segmento de commerce atingiu R$ 141 milhões de receita no trimestre, crescimento de 209% YoY. Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento da base de assinantes da plataforma, que cresceu 53% em 2021, passando de 80 mil assinantes para 123 mil, mesmo em meio ao cenário adverso da economia local, especialmente no segmento PME, foco da companhia.
Além disso, o crescimento orgânico do segmento foi de 42%. Dessa forma, o segmento de commerce continuou sua expansão, em linha com o prometido pela companhia, representando 57% da receita da companhia no trimestre.
Vindi, Bling e Melhor Envio:
A Vindi, antigo TPV Yapay, apresentou crescimento de 59,2% no 4T21 YoY, resultado da captura de sinergias no ecossistema e maior crescimento da venda em lojas próprias dos lojistas da companhia.
A Bling apresentou 60% de crescimento de GMV. Na Melhor Envio, o número de etiquetas emitidas cresceu 79%. Os números mostram os bons resultados de empresas recentemente adquiridas pela Locaweb.
Pontos negativos
Despesas com Vendas:
De acordo com o relatório da Ativa, as despesas com vendas cresceram 128% YoY, significativamente acima da inflação e das nossas estimativas, em razão dos esforços de Marketing na Tray, com o objetivo de solidificar a marca e manter o ritmo de crescimento.
Além disso, a companhia frisou que os gastos das empresas adquiridas, que ainda possuem processos de aquisição de clientes distintos daqueles praticados pela Companhia.
Despesas Gerais & Administrativas:
“As despesas gerais e administrativas cresceram 139% YoY, significativamente acima da inflação e das nossas estimativas” Destaca o analista da Ativa.
Os principais motivos citados pela companhia para explicar essa alta foram o efeito inorgânico relacionado a empresas adquiridas, despesas relacionadas à amortização de intangíveis e despesas relacionadas ao processo de aquisição de empresas.
Queda de Margem Bruta:
A empresa apresentou uma queda de 4,3pp QoQ na margem bruta, ficando abaixo das estimativas da Ativa, o que ocorreu em função da aquisição de empresas em estágio de alto crescimento e consequente estruturação de processos para suportar o crescimento e investimento nas equipes de produtos e engenharia, iniciados no 3T21.
“A Locaweb apresentou um resultado que se coaduna com a tese de investimentos. A companhia consegue utilizar seu robusto market share no segmento BeOnline, com margens menores, para angariar clientes nos segmentos de SaaS e de Commerce, com maior potencial de crescimento. Isso permite que a companhia cresça em segmentos mais rentáveis e de maior potencial de longo prazo, ligados ao e-commerce ou às receitas de assinatura. A sustentabilidade do crescimento e a gradual alta da rentabilidade serão fatores essenciais para o desempenho futuro das ações da Locaweb” Afirma o analista da Ativa.
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