De acordo com os analistas do BTG, a RD apresentou crescimento resiliente no trimestre, com o SSS (vendas nas mesmas lojas) subindo 11,5% a/a ou 9,3% a/a considerando apenas lojas maduras.
A receita consolidada cresceu 16,8% a/a (0,8% abaixo de nossa projeção), com OTC sendo o principal destaque, crescendo 17,6% a/a.
A RD reportou 86 aberturas líquidas no trimestre e reiterou seu guidance para 260 novas lojas em 2022. Em uma base consolidada, a participação de mercado aumentou 30bps a/a para 14,2%, com ganhos em todas as regiões.
Analisando por região, a empresa registrou aumento de 60bps a/a no Norte, 40bps no Nordeste, 40bps no Sudeste (ex-São Paulo), 30bps no Sul, 10bps no CentroOeste e participação de mercado estável no estado de São Paulo.
A empresa também apresentou forte desempenho em seu canal digital, que representou 9,2% do total de vendas do varejo no período (vs. 6,4% no 4T20).
A RD conseguiu manter sua contribuição omnichannel, com 89% das vendas digitais suportadas por lojas e a solução ship-from-store disponível em 419 cidades (vs.412 no 3T21).
Margem EBITDA impactada pela espiral inflacionária;
A margem bruta atingiu 28,5%, expandindo 0,7 p.p. em relação ao 4T20 e as estimativas dos analistas do BTG, beneficiada por um ganho inflacionário devido ao aumento de preço dos medicamentos em 2021.
As despesas com vendas (como % da receita bruta) cresceram 0,7 p.p. a/a, impulsionadas pela maior inflação no período.
As despesas gerais e administrativas aumentaram 50bps a/a, ainda impactadas pelos investimentos em TI para desenvolver o marketplace e as plataformas de saúde.
Como resultado, o EBITDA ajustado (pós-IFRS16) foi de R$ 667 milhões (aumento de 9,9% a/a, e em linha conosco), com margem EBITDA ajustada de 9,7% (-60bps a/a).
Enquanto isso, o lucro líquido (pós-IFRS16) atingiu R$ 187 milhões (vs. R$ 170 milhões no 4T20 e 10% acima de nossa estimativa).
Outro conjunto resiliente de resultados sustenta nossa tese estrutural otimista
A equipe de analistas do BTG destaca que a RD apresentou um desempenho operacional resiliente (embora esperado) no trimestre.
Enquanto a ação é negociada com um grande prêmio para os varejistas brasileiros (35x P/L 2022E vs. 22x para o setor), o que poderia limitar o potencial de valorização de curto prazo, sua execução superior, seu plano de expansão agressivo.
O roteiro de investimento completo para sua plataforma digital, o forte foco na experiência do cliente e o sólido CAGR de lucro líquido de 39%, bem como proteção contra pressões inflacionárias nos próximos trimestres (devido ao aumento do preço dos medicamentos a ser anunciado no início de abril), reforçam a visão estrutural otimista do BTG sobre o nome, e a RD como uma de suas principais teses em 2022.
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