Veja a analise da Ativa para os resultados 4T21 da Rede D’or (RDOR3). Deste modo, a corretora destaca pontos positivos e negativos da companhia e recomenda compra.
Veja a analise da Ativa
A Rede D’Or apresentou um resultado majoritariamente em linha com as expectativas da Ativa.
De positivo, destaca-se o crescimento orgânico e inorgânico de leitos totais, o aumento do ticket médio e a menor alíquota de impostos, que impulsionou o lucro líquido para acima das nossas estimativas.
Por outro lado, de negativo, houve piora na taxa de ocupação, aumento nos custos dos serviços prestados e piora no resultado financeiro devido ao maior endividamento da cia.
Pontos positivos
Crescimento de leitos:
Desde outubro de 2020, a Rede D’Or já adquiriu participação em 17 hospitais que somam mais de 2,2 mil leitos. Só no 4T21, a cia. anunciou a aquisição de 4 ativos de importância geográfica estratégica.
Além disso, ao fim de 2021 a cia. concluiu as obras do Hospital Maternidade São Luiz Star e de expansão do Hospital São Luiz Osasco, ambos com expectativa de início das operações no primeiro semestre de 2022.
Crescimento no ticket médio:
O ticket médio da cia. apresentou crescimento de 9,1% YoY, fechando o 4T21 em R$9.409. Com isso, a receita líquida da Rede D’Or reportou aumento de 23,2% YoY, 3,5% menor do que nossas expectativas.
Maior participação de cirurgias complexas:
Em 2021, a Rede D’Or realizou 363,4 mil cirurgias, sendo 27,6 mil cirurgias complexas, o que corresponde a 7,6% do total de cirurgias.
O percentual é o maior da série histórica da cia., comprovando a capacidade da empresa em atrair procedimentos eletivos de maior rentabilidade.
Menor alíquota de imposto beneficia lucro líquido:
O lucro líquido do 4T21 subiu 38,5% YoY e 42,5% acima dos nossos números, impulsionado pelo aumento da participação de controladas tributadas pelo regime de lucro presumido nos resultados da cia. e por benefícios fiscais.
Pontos negativos
Queda taxa de ocupação de leitos:
A taxa de ocupação da Rede D’Or atingiu 76,5% no trimestre, 1,9 p.p. abaixo do 3T21, 1,1 p.p. menor que o 4T20 e 0,5 p.p. abaixo das nossas estimativas.
Aumento nos custos impacta margem bruta:
Os custos dos serviços prestados aumentaram 29,4% YoY, impactando negativamente a margem bruta em 3,8 p.p. YoY e 2,3 p.p. menor em relação aos nossos números.
Resultado financeiro e alavancagem:
No 4T21, o resultado financeiro da Rede D’Or apresentou piora de 34,4% YoY em função de um aumento de 97,6% YoY nas despesas financeiras devido ao maior endividamento médio da cia. Já a alavancagem da cia. chegou a 2,6x contra 2,5x no 3T21 e 2,2x no 4T20.
Ativa recomenda compra
“Inserida em um setor de crescente demanda e que deve proporcionar boas oportunidades de M&A, a Rede D’or se destaca pelo seu atendimento de alta qualidade e por histórico bem-sucedido de aquisições. Nesse sentido, vemos sólidos fundamentos pra a cia., de modo que recomendamos COMPRA para suas ações” Avalia o analista Léo Monteiro que assina o relatório.
Saiba quais são as principais recomendações dos analistas