Veja a avaliação da Ágora para o resultado 4T21 da Enjoei (ENJU3) e entenda a mudança do preço-alvo para a companhia. Deste modo,a equipe de analistas vê um progresso estratégico mas um prejuízo acima do esperado.

Resultado abaixo das estimativas

A Enjoei reportou resultados ligeiramente abaixo das estimativas de lucros da equipe de analistas da Ágora, tendo o GMV sido pré -anunciada no início de janeiro (GMV +55% na comparação anual vs. estimativa do BBI de +47%).

A receita líquida de R$ 29,5 milhões ficou um pouco acima da nossa estimativa, mas cresceu a uma taxa muito menor (+14% na comparação anual) do que o GMV devido à contração da take rate, ou percentual de comissão (de cerca de 25% no 4T20 vs. cerca de 20% no 4T21) e maiores incentivos, o que era esperado.

O lucro bruto aumentou cerca de 0,40 p.p. devido a custos logísticos mais eficientes (maior ticket médio e menores custos de transporte).

No entanto, o EBITDA negativo de R$ 31 milhões foi maior do que nossa estimativa de -R$ 25 milhões devido a maiores custos gerais e administrativos.

O prejuízo líquido de R$ 37 milhões também foi maior do que nossa estimativa de prejuízo de R$ 13 milhões, enquanto o caixa líquido no final do ano era de R$ 392 milhões e estava próximo de nossa estimativa de R$ 415 milhões.

Embora o EBITDA negativo e o prejuízo tenham sido um pouco maiores do que esperávamos, não
achamos que os números em si tragam nenhum incremento negativo.

Mudanças significativas

Como a administração destacou em seu comentário de resultados, 2021 foi um ano em que a empresa teve que fazer mudanças significativas em sua estratégia, deixando de lado o marketing de performance e focando mais em incentivos/engajamento de vendedores, além de maior frequência entre os compradores. Isso criou alguma volatilidade nos resultados da empresa – principalmente na take rate – ao longo do ano, mas achamos que a empresa agora estabeleceu uma fórmula que considera adequada para equilibrar o crescimento do GMV com melhorias na lucratividade.

Será importante ver como o crescimento evoluiu no 1T22 para ver se as taxas de take rate mais altas afetarão negativamente o crescimento. Isso cria alguma incerteza no curto prazo, mas achamos que a Enjoei começa 2022 em melhor forma, com logística mais eficiente (50% dos vendedores a 500m de um ponto de entrega vs. 25% no 4T20), maiores pontuações no “Reclame Aqui” e uma base maior de vendedores “pesados”, que são mais rentáveis.

Presumimos um crescimento de 55% do GMV para o ano de 2022, o que torna a Enjoei a ação de maior
crescimento em nosso universo de cobertura, mas achamos que os investidores precisam ver um ponto de inflexão na take rate e lucratividade antes de se concentrar nisso.

Ágora mantém recomendação de compra

“Mantemos nossa recomendação de Compra, embora acreditemos que as ações não tenham um gatilho para uma reclassificação no curto prazo. As ações são negociadas a 1,1x a receita de 2022 em relação aos pares dos EUA Poshmark e ThredUp negociando em cerca de 1,4x e 2,0x, respectivamente. Nosso preço-alvo para 2022 cai para R$ 7,00 de R$ 8,00” Avaliam os analistas da Ágora.

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