Quantas pessoas negras fazem parte do quadro de colaboradores da sua empresa? E qual a porcentagem das presentes em cargos estratégicos ou de liderança? Pesquisa feita pela Indique uma Preta, em parceria com Mindsight e Visa, com mais de 2.500 colaboradores em janeiro de 2022, revela que 45,7% das pessoas entrevistadas não conhecem pessoas negras que ocupem cargos de liderança e 59% afirmaram trabalhar em empresas onde esta parcela da população compõe menos da metade do quadro de colaboradores.

O levantamento “Raça & Mercado de Trabalho: uma conta que (ainda) não fecha” defende que é preciso garantir oportunidades mais amplas para aumentar a diversidade racial nas empresas. Para atingir este objetivo, é fundamental ir além das ações focadas na jornada de entrada desses profissionais nas organizações.

“O mercado tende a olhar para o recrutamento e seleção pontual de pessoas negras, como se essa fosse a única solução para o problema – muitas vezes concluem até que a questão foi resolvida. Mas os insights levantados na pesquisa demonstram que essa iniciativa, sem dúvida essencial, não se sustenta sem outras políticas nas empresas. Não dá pra falar de diversidade, sem falar de inclusão”, diz Amanda Abreu, sócia fundadora do Indique.

A falta de letramento racial nas companhias também chamou a atenção. No levantamento, 37,2% das pessoas negras respondentes indicaram já ter sofrido racismo no ambiente de trabalho. Deste total, 54,7% dos atos racistas vieram da liderança, enquanto 39% partiram de colegas.

A importância das empresas abrirem espaços de acolhimento para denúncias de racismo também ficou evidente. Mais da metade das pessoas entrevistadas declararam não ter um canal apropriado de denúncias para esses comportamentos, e 80,9% delas nunca participaram de treinamentos para proteção de colaboradores em casos de preconceito.

O estudo completo está em https://bit.ly/3ugui6l. A consultoria já realizou outras pesquisas como a “Potências (in)visíveis: a realidade da mulher negra no mercado de trabalho”. Confira.

Com informações Meio & Mensagem.

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