À medida que avançamos em 2024, o cenário global apresenta nuances complexas que os investidores precisam entender para tomar decisões informadas. Nosso compromisso, no Clube Acionista é mantê-lo à frente, fornecendo insights valiosos, diversidade de opinião e uma cobertura com as recomendações conforme o consenso do mercado.

Já que busca orientação especializada, pode contar comigo para montar ou ajustar uma Carteira de Investimentos. Nos últimos meses de 2023, presenciamos uma valorização significativa dos ativos locais, impulsionada pela queda das curvas de juros nos EUA e expectativas de cortes no Fed funds. Entretanto, janeiro de 2024 a tendência deixo de ser clara, exigindo cautela dos investidores.

Tendências e riscos para o cenário global

1- EUA:

Previsão de crescimento econômico menor para 2024, junto com revisões para baixo do guidance (estimativa de crescimento) das empresas. Além disso, com o Fed cauteloso em relação aos cortes de juros, refletindo a complexidade do ambiente econômico.

2- Zona do Euro:

Banco Central Europeu enfrentando desafios com indicadores iniciais mostrando contração, afetando as projeções de crescimento. O cenário de estagflação surge como um possibilidade perigosa para o continente, ou seja, alta dos preços com queda da atividade econômica.

3- China:

Dificuldade de retomar o crescimento, com uma abordagem cautelosa em relação aos riscos de crédito. Sensibilizando as commodities (principalmente o minério de ferro) e demandando de novas iniciativas para ajustar-se ao novo ciclo econômico.

4- Brasil:

Avanços em reformas estruturais, incluindo a Reforma Tributária, apesar das tensões no debate orçamentário. Dessa forma, aumentando a volatilidade do mercado que ficará na expectativa por maior clareza da situação. Inclusão de emendas parlamentares e possível alteração da meta fiscal em 2024 poderá impactar a curva de juros, logo a Selic terminal e o fluxo de dinheiro para a renda variável.

Oportunidades pontuais

Diante das incertezas citadas acima, o investidor pode adotar dois tipos de comportamento: com viés de aversão ao risco (buscando maior proteção) ou de oportunidade (buscam iniciar posições estratégicas). Considere a alocação de ativos em classes múltiplas e monitoramento constante das tendências do mercado.

Para isso acesse o Clube Acionista e tenha insights exclusivos e recomendações fundamentadas. Mantenha-se informado e preparado para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades em um mercado dinâmico como o atual.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis