A empresa focada no segmento de varejo, Assaí (ASAI3), está entre as principais escolhas da Ágora para o segmento. Atualmente, presente na Carteira Arrojada que é constituída por cinco ações de maior risco com o objetivo de maiores retornos.

Assaí (ASAI3)

Assaí (ASAI3) é uma empresa brasileira que atua no setor de supermercados. Fundada em 1974 por Rodolfo Nagai, a companhia tem sede em São Paulo.

Entre as maiores varejista de Cash & Carry (atacado de autosserviço ou “atacarejo”) do Brasil, com 184 lojas (final do ano 2020), contra 206 do líder de mercado. A rede de supermercados trabalha com as vendas na forma de atacarejo, ou seja, o cliente pode escolher se comprará seus produtos no varejo ou no atacado.

Com mais de 30 milhões de clientes, a empresa é conhecida por ser uma das maiores marcas de seu setor no Brasil.

O Assaí foi separado do GPA em 1 de março de 2021 e seu maior acionista é o Casino, com 41% de participação e maioria no Conselho de Administração. O Assaí tem crescido de forma rápida e consistente desde que foi adquirido pelo GPA em 2007, quando tinha apenas 15 lojas no estado de São Paulo. Hoje, o Assaí opera em 23 dos 27 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, afirmam os analistas no relatório.

Neste sentindo a casa destaca 4 pontos que justificam a visão positiva para a empresa:

1) 100% de exposição ao segmento de Cash & Carry de alto crescimento e alto retorno

2) as vendas mais altas por m² do que de qualquer varejista de alimentos que
vimos em todo o mundo;

3) um forte histórico de crescimento e lucratividade consistente, que esperamos prosseguir

4) um CAGR (taxa média de crescimento anual) para o lucro líquido atraente de 18% a um múltiplo P/L de 16x para 2022

“O Assaí oferece, em nossa opinião, crescimento a preço razoável – e dada a natureza estável do negócio com o forte histórico de consistência, vemos a ação como ativo atraente para longo prazo” sinalizam os analistas da Ágora.

Em relatório a casa ainda reforça que, recentemente, o Assaí concordou em adquirir 71 lojas do GPA, criando uma nova avenida de crescimento para a companhia. A aquisição dá ao Assaí acesso a 71 pontos de venda bem localizados, sendo 63 em capitais e o restante em grandes cidades, que não seriam fáceis de abrir em uma base greenfield. O Assaí vai converter as lojas do conceito de hipermercado para o conceito de atacarejo, com meta de quase triplicar as vendas (para R$ 25 bilhões) e atingir margens acima da média (comum em lojas de atacarejo com localização central).

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