O índice S&P 500, um dos mais acompanhados no mercado global, está em evidência. Conforme o UBS, seu índice preço/lucro (P/L) atingiu 22,2 vezes, um desvio significativo acima da média histórica de 30 anos. Isso levantou questionamentos sobre a sustentabilidade desse valuation, mas o banco suíço acredita que fundamentos sólidos justificam os números.

Uma nova era tecnológica no S&P 500

A transformação estrutural do índice é uma das razões apontadas. Empresas de tecnologia, que há 30 anos representavam apenas 10% do índice, agora compõem 40% de sua capitalização. Essas companhias apresentam crescimento de vendas de 10,5% ao ano, quase o dobro das não tecnológicas (5,7%). Além disso, possuem um P/L médio de 28,2 vezes, em comparação aos 18,9 vezes dos outros setores.

Para saber quais são os ativos ainda descontados e quais estão no radar dos do consenso, acesse o Clube Acionista e confirma os preços alvos dos ativos:

Cadastre-se agora gratuitamente e veja tudo!

Mais fluxo de caixa, menos capital imobilizado

O UBS destaca que tanto empresas de tecnologia quanto de outros setores têm gerado mais fluxo de caixa livre, reduzindo a necessidade de capital intensivo. Esse fator aumentou os retornos aos acionistas, reforçando os múltiplos elevados.

Custo de capital em declínio

Apesar das taxas das Treasuries ligeiramente acima da média, os spreads de crédito mais estreitos reduziram o custo de capital em cerca de 20%, conforme o UBS. Essa queda adiciona 4,1 vezes ao atual múltiplo P/L do S&P 500, refletindo a confiança dos investidores.

Estabilidade econômica favorece Valuation

Em períodos de menor risco de recessão, como o atual, avaliações de mercado tendem a subir. O UBS acredita que essa estabilidade pode sustentar os múltiplos e até permitir novos avanços em 2025.

Como investidores podem agir?

Primeiramente, diversifique seus investimentos e considere acompanhar o Clube Acionista para monitorar os ajustes de preços alvos e recomendações do consenso de analistas. Assim, você terá a chance de se manter atualizado e monitorando os potenciais de retorno.

De forma geral, notamos a migração das prioridades para ativos de serviço essencial. Outros mais ousados estão iniciando posições em commodities, na tentativa de antecipar a recuperação.

Quer aproveitar essas tendências de mercado? Explore nossa plataforma fazendo o seu cadastro agora por aqui. Facilitar suas decisões e identificar oportunidades lucrativas está mais perto do que você imagina.

Acesse agora e invista com mais confiança!

Publicidade

10 ações que contrariam o que muitos estão fazendo