Um vírus chegou silencioso e invisível trazendo medo, ansiedade e incertezas. O Coronavírus nos isolou em casa, fechando empresas, escolas, shoppings, deteriorando a economia, derrubando a bolsa de valores e sem falar do caos social num país pobre como o nosso.
Toda crise tem começo, meio e fim. E que lições financeiras podemos tirar dessa situação?
Planejamento Financeiro
Os mais vulneráveis são sempre os mais impactados pela crise. Tanto em termos de saúde, quanto economicamente falando.
O mundo foi pego de surpresa e a maior parte da população não está preparada para este caos econômico que estamos vivendo e vamos continuar passando ainda por um bom período de tempo. A maioria da população não tem poupança para sobreviver um mês sem trabalho, quem dirás dois ou três …
O planejamento financeiro precisa fazer parte da nossa vida. Quem já tem um planejamento irá passar de forma mais suave por esse período de crise. Contudo, quem não se planejou precisa começar urgentemente.
O planejamento financeiro passa primeiro por conhecer os seus valores. Saber para onde está indo cada centavo do seu dinheiro. Ter um orçamento financeiro bem definido. Controlar os gastos. Ter organização e traçar prioridades.
Reserva estratégica
Muito conhecida como reserva de emergência, é um valor resguardado para momentos inesperados como este que estamos vivendo.
Quem é comerciante, autônomo, profissional liberal vai conseguir se manter se o cenário continuar como está, ou piorar? E até quem é CLT e está com o emprego em jogo?
Todas as pessoas devem e precisam ter a reserva estratégica. Como não podemos evitar o acaso, podemos tentar diminuir os danos caso aconteçam. Como por exemplo recorrer a empréstimos bancários com altas taxas, entrar no cheque especial ou mergulhar em dívidas no cartão de crédito.
Disciplina
A disciplina financeira consiste em um conjunto de hábitos para melhorar a relação das pessoas com o dinheiro, gerando uma vida mais tranquila e equilibrada financeiramente.
Dentro desses hábitos que você precisa ter, destacam-se:
- Organização das suas contas pessoais;
- Elaboração de uma planilha de controle mensal;
- Definição dos seus objetivos financeiros;
- Aprender Educação Financeira;
- Mudança de hábitos de consumo;
- Começar a poupar.
Ter disciplina é essencial em vários aspectos da vida, principalmente para atingir objetivos financeiros.
Resiliência
É a capacidade do ser humano em lidar com problemas, adaptar-se a mudanças e superar obstáculos. Ou no significado da física: propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.
Neste momento de pandemia que estamos vivendo, precisamos mais do que nunca desenvolver a resiliência. Cultive a autoconfiança, seja persistente, otimista e criativo. Tenha empatia com as pessoas ao seu redor e saiba lidar com as suas emoções.
Pessoas que são resilientes tendem a levar uma vida mais significativa e desenvolver relações mais harmoniosas com o próximo, pois são indivíduos que possuem uma visão mais otimista da vida.
Passar por situações adversas faz parte da vida, todos nós iremos passar mais cedo ou mais tarde. Mas como nos posicionamos frente a elas, faz toda a diferença. Por isso, não perca a oportunidade de aprender e colocar em prática as lições financeiras que o Coronavírus veio nos ensinar.