Expertise e autoridade para investir
Em determinado momento em nossa era de globalização, muitos dados deixaram de ser informação e passaram a ser ruídos. Na comunicação, um ruído impede que uma mensagem chegue a seu destino, desconectando emissor e receptor. Hoje se fala muito em investimento, mentalidade de investidor e poder de investir. Atrelado a esses conceitos, vem anúncios de metodologias e pitacos no capital alheio. “Faça isso e fique rico, faça aquilo e deixe a pobreza, tente isto que você vai se dar bem”. De boas intenções, já diz o ditado, o inferno está cheio.
Então, neste ambiente muitas vezes confuso e perturbador, como manter sua alteridade no campo dos investimentos?
Assim, o que eu me proponho a tratar hoje não são dicas de procedimentos ou guias definitivos, mesmo que as ferramentas de ranking adorem isso; meu objetivo é esclarecer o quanto é fácil investir, o quanto é salutar e o quanto a disciplina que os investimentos trazem servirão a todos os campos de sua vida.
Pois não quero ditar regras ou apenas as comunicar, mas criar ferramentas para que você tenha a liberdade de investir por si próprio. Sócrates chama isso de maiêutica, que significa, segundo ele, ser um parteiro das ideias, ajudar a dar à luz aos conceitos e pensamentos. Dito isto, vamos os ao conteúdo
O que é mentalidade?
Antes de entendermos o que ou quem tem uma mentalidade de investidor, é preciso entender o que é mentalidade. Esta se caracteriza por uma visão de mundo, que nos faz ter um modo de agir. Assim, aquele que tem uma mentalidade mais aberta, mantém seu comportamento benéfico mesmo em situações que não entende, pois sabe que o universo não começa nem termina nele.
Porém, como se adquire uma mentalidade? Conhecimento. E note que conhecimento não é aquisição de informação, mas sim processar as informações e assimila-las. Do contrário, aquele que passa horas nas redes sociais, procurando os últimos bafafás da internet, esse seria imensamente sábio.
Mas para se obter uma mentalidade, não pode haver apenas conhecimento, pois nada garante que saber lhe obriga a agir conforme o aprendido; é preciso, pois, colocar em prática aquilo que se aprendeu. Aí, entra um segundo aspecto para a aquisição e uma mentalidade: a disciplina.
Esta rege nossa forma de aprender, permitindo que criemos uma rotina, transformando nossos conhecimentos em hábitos. Aí se esconde o segredo do bem-sucedido investidor: ele não só aprende, mas põe em prática, com regularidade, o que conheceu no mundo financeiro.
4 dicas para obter a mentalidade de investidor
Assim, agora que estamos em sintonia com os conceitos, vamos para algumas das dicas que preparei para que você adquira uma mentalidade de investidor:
- Procure as bases do investimento: De nada serve um milhão de notícias sobre queda na bolsa se você nem sabe o que é uma bolsa de mercado. Antes de se desesperar por queda de ações e consequente perda de dinheiro, comece do princípio. Os próximos artigos vão ajudar você a construir uma base sólida no mundo dos investimentos.
- Continue aprendendo: Parece supérfluo dizer, mas saber o principal não é saber tudo. O mercado financeiro tem aspectos múltiplos, que se transformam a cada dia, graças aos acontecimentos e reviravoltas da humanidade. Tire um tempo para ler sobre o mercado financeiro quando tiver aprendido as bases: ser do Clube do Portal do Acionista é uma ótima forma de fazer isso.
- Investimento é diferente de aposta: A atividade de investir não tem nada a ver com especulação gratuita. Trate esta parte de sua vida como ela merece: com um planejamento estratégico e um modus operandi que lhe agrade.
- Não ouça fofocas: muito ruído, como conversamos lá em cima, é produzido na área de investimentos. Aprenda a confiar em si mesmo e nos pilares de conhecimento que você conquistou. Isto fará a diferença na hora de se comportar quando seu capital já tiver sido investido.
Mesmo sendo dicas muito genéricas, faz bem mantermos as ideias alinhadas. Muitas guerras já ocorreram porque não houve uma boa expressão de um dos lados. Aqui também: para que minha ajuda seja efetiva, precisamos estar na mesma página.
Nos próximos artigos vou trabalhar essas 4 dicas com bastante profundidade, tudo no mesmo intuito: que você desenvolva sua própria autoridade e método para investir.
Nos encontramos em breve!