Existem diversos tipos de Fundos de Investimentos disponíveis para investir e cada um possui uma política de atuação própria. Ao qual é definida pela administradora por meio de um objetivo principal.

Sob esse ponto de vista, encontramos o risco e o potencial de retorno de cada fundo. Pois através da política de investimentos e do objetivo, o investidor passa a entender onde será investido o dinheiro total.

Como regra, na denominação do fundos, devemos encontrar informações quanto aos objetivos, política e público-alvo. Dessa forma, auxiliando o investidor a escolher a modalidade mais apropriada para si.

Mesmo assim, com tantas diferenças, também existem algumas semelhanças. Por isso, veja os sete principais conceitos sobre os Fundos de Investimentos. Assim como, os motivos para se investir na categoria:

Diversificação dos investimentos

Através dos Fundos de Investimentos, você tem acesso a uma diversidade de estratégia que permitem diminuir os riscos e aumentar as chances de ganhos. Seja entre mais de um fundo (diversificando entre estilos e gestores), seja através de um mesmo fundo. Como por exemplo os multimercados que flutuam entre as possibilidades e tendências do mercado.

Gestão Especializada

Ao investir através de um fundo você conta com a experiência de uma equipe de profissionais. Afinal, gestores são especializados e capacitados para decidir quais são os investimentos adequados para alcançar os objetivos.

Serviço Profissional

Em geral, Fundos Abertos possuem alta liquidez e, por conta do alto volume financeiro, possuem redução do custo de corretagem. Além disso, proporcionam a transparência sobre o que está sendo feito com o dinheiro, entre regulamentos, prospectos e cartas disponíveis para acessar. Bem como, todo o serviços com relação aos demonstrativos mensais, relatórios anuais, planos de valorização e outros.

Uso de instrumentos diferenciados

Em diversos casos, gestores, ou seja, investidores profissionais possuem acesso a estruturas de investimentos diferenciadas. Bem como, fazem uso de derivativos e estratégias que uma pessoa comum teria mais dificuldade de realizar, seja por conta da complexidade ou pelo custo de margens de garantia.

Dessa forma, ao contar com uma gestão especializada, o uso dos recursos de diversos cotistas em uma estratégia específica pode contribuir para um melhor desempenho como um todo.

Gostou das informações? Veja mais informações sobre os Fundos por aqui. E para outros conteúdos exclusivos para turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 10 dias grátis!