Chegamos ao fim de 2024, um ano marcado por instabilidades globais, mudanças econômicas e geopolíticas que testaram a resiliência dos investidores. Diante desse cenário, os ETFs surgem como ótimas soluções para a diversificação local e internacional. Além disso, se mostra não apenas uma estratégia inteligente, mas essencial para garantir estabilidade e potencializar retornos.
ETFs para oportunidades globais: Por que olhar além do Brasil?
Com cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve e novos estímulos econômicos na China, os mercados internacionais ganharam força. ETFs como o SPXI11, que acompanha o S&P 500, tiveram uma valorização superior a 50% no ano. Bem como, o BITI11, de Bitcoin, que registrou alta acima de 150%. Essas performances exemplificam como a exposição a mercados globais pode impulsionar os resultados.
Investir no exterior vai além de mitigar riscos; é uma oportunidade de acessar setores e ativos que não existem no Brasil, aumentando a eficiência e a resiliência do portfólio em diferentes ciclos econômicos. E você pode ter tudo isso sem mandar dinheiro para fora do Brasil.
A diversificação internacional também permite compor uma carteira mais equilibrada. Especialmente quando há baixa correlação entre ativos locais e globais, reduzindo a volatilidade.
Adicione equilíbrio ao seu portfólio
Considere o impacto prático de incluir ativos internacionais. Um portfólio tradicional, composto por 50% de Renda Fixa e 50% de ETFs locais como BOVV11 e DIVO11, pode se beneficiar da adição de apenas 18% em exposição internacional, incluindo ações americanas, títulos do Tesouro dos EUA e ativos digitais. Isso reduz a volatilidade, melhora a relação risco-retorno e traz maior consistência nos resultados.
Duas estratégias práticas para 2025
Explore ETFs internacionais: Inclua opções como SPXI11 para exposição a empresas líderes globais e BITI11 para entrar em um mercado descentralizado.
Equilibre ativos locais e globais: Combine renda fixa brasileira com ETFs estrangeiros para capturar oportunidades diversificadas.
Estes são só alguns exemplos, não se trata de recomendação de compra. Mas se você quer saber quais são os ETFs mais recomendados conforme o consenso do mercado, é só acessar o Clube Acionista. Veja agora por aqui e aproveite.
Invista com mais segurança e facilidade
Quer transformar sua estratégia em 2025? Nossa plataforma oferece análises completas, listas de consenso de analistas e ferramentas para simplificar suas decisões.
Cadastre-se e comece a investir com confiança em qualquer cenário global!